RIO+20

RIO+20

WRI divulga programação especial para a Rio+20

Mobilidade urbana, economia verde, conservação ambiental, gestão de florestas, governança, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável para a erradicação da pobreza.

Esses são os temas que estarão na pauta de atividades do World Resources Institute (WRI), umas das instituições de referência na criação de soluções em prol do desenvolvimento sustentável, durante a Rio+20.

“Entendemos que a sustentabilidade buscada na Rio+20 não pode ser alcançada com uma ação única, mas sim através da pluralidade de iniciativas que impactará significativamente a vida de pessoas ao redor do mundo. Essas iniciativas gerarão micro atitudes que, ao somar-se, serão capazes de gerar uma mudança realmente eficiente e com resultados práticos e visíveis na atual situação do planeta”, comenta Michael Oko, diretor do WRI.

Mobilidade urbana

O Centro de Transporte Sustentável do WRI trabalha em cidades do mundo em desenvolvimento para catalisar e implementar soluções sustentáveis para os problemas da mobilidade urbana. No Brasil, a EMBARQ desenvolveu o BRT Simulator, que ajudou a trazer para o Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, ao provar para o Comitê Olímpico Internacional que os sistemas BRT têm capacidade de transportar o público que o evento atrairá para a cidade. O diretor da EMBARQ (programa da WRI), Holger Dalkmann, vai estar presente em diversos eventos sobre mobilidade urbana na Rio+20 e está disponível para entrevistas.

Transporte sustentável nas cidades do futuro

15 de junho – 13h30min /15h – Riocentro Sala T-5

O transporte sustentável no contexto da economia verde
18 de junho – 15h/18h -Riocentro Sala T-7
Pontos críticos entre o transporte e o desenvolvimento sustentável
22 de junho – 17h/19h – Riocentro HSBC Arena (ARN-2)

Economia verde

Mudar em direção a economia verde realmente pode ajudar a reduzir a pobreza e alcançar o desenvolvimento sustentável? O diretor das áreas de Ecossistema e Desenvolvimento do WRI, Peter Hazlewood, poderá responder a essas e outras questões para os jornalistas Ele defende que, embora a economia verde possa beneficiar países de baixa renda e pess oas que vivem na pobreza, isto não é de modo algum garantido e vai exigir escolhas estratégicas sobre políticas e investimentos.

Construindo uma economia verde inclusiva: uma agenda compartilhada

17 de junho – 11h30min/13h – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Melhorando vidas com a economia verde: uma parceria para o desenvolvimento?
17 de junho – 14h/15h30min – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Mercados inclusivos e a economia verde: cooperação pública e privada
18 de junho – 9h/12h30min – Windsor Barra Hotel / Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca (Giulia Christianson – pesquisadora de New Ventures do WRI)

Conservação ambiental, gestão de florestas e governança

Os desafios nesta área vão deste a conservação da biodiversidade no Brasil e no mundo até a melhor gestão de florestas, passando pela participação e conscientização da população local. O diretor do Departamento de Pessoas & Ecossistemas do WRI, Craig Hanson, vai participar de painel com outros grandes nomes, com o Marina Silva e Mangabeira Unger, e está disponível para entrevistas. Já o Diretor da Iniciativa Floresta Global da WRI, Nigel Sizer também poderá atender os profissionais da imprensa.

Os desafios e oportunidades para a conservação da biodiversidade na Amazônia

18 de junho 18 2012 – 14h/15h – Forte de Copacabana

Interfaces institucionais complexas para a sustentabilidade
18 de junho – 17h30min/19h – Riocentro Sala T-3
Global Forest Watch 2.0: maior transparência na gestão de florestas
19 de junho – 11h/12h30min – Pavilhão do EUA/Parque dos Atletas

Desenvolvimento sustentável na erradicação da pobreza e empreendedorismo

É uma das principais discussões durante a Rio+20 e envolve ONGs, representantes dos segmentos empresariais e da indústria, comunidades científica e tecnológica, jovens, agricultores, trabalhadores, sindicatos, povos indígenas e autoridades locais. As conclusões e as recomendações dos diálogos entre esses grupos serão levadas para os Chefes de Estado e de Governo na Rio +20.

Já no dia 18 de junho acontece a reunião da Aliança Global Climate Registry, consórcio de programas em todo o mundo que estão ativamente apoiando os esforços para medir e gerenciar as emissões de gas es de efeito estufa.  O presidente do WRI, Manish Bapna, vai estar presente e poderá atender aos jornalistas sobre esses temas.

Workshop: O Impacto do empreendedorismo com um foco em sustentabilidade

16 de junho – 9h/12h – Forte Copacabana, Sala 1

(Marcelo Torres – Diretor de New Ventures Brasil)

Diálogos para o desenvolvimento sustentável – O desenvolvimento sustentável para combater a pobreza

16 de junho – 18h30min/22h – Riocentro Pavilhão 5
Decisões que precisamos para a cidade de 2030
21 de junho – 19h/20h30min – Riocentro Sala P3-6
Aliança para Global Climate Registry Alliance
18 de junho – 9h30min/11h – Riocentro Sala T-3

Sobre a WRI

A WRI (World Resources Institute) é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 1982 na elaboração de projetos voltados para causas ambientais. Em parceria com governos, empresas privadas e a sociedade civil, os especialistas da WRI implementam e desenvolvem tecnologias, estratégias e políticas públicas em escala global com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.

Durante a Rio+20, grandes nomes da organização vão estar presentes em diversos eventos apontando soluções para setores como a economia verde, a mobilidade urbana, a gestão de florestas e a erradicação da pobreza.

Mais informações:

Sandra Sinicco: [email protected] | (11) 3078-7300 / (11) 8149-6504
Veronica Marques: [email protected] | (21) 9981-0211
Artur Romeu: [email protected] | (21) 9524-4544

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?