RIO+20

RIO+20

BM&FBOVESPA apresenta resultado do “Relate ou Explique” na Rio+20

Conheça também a agenda completa da Bolsa no evento

A BM&FBOVESPA apresenta ao público durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, os dados relacionados à publicação de relatórios de sustentabilidade ou similares pelas empresas brasileiras de capital aberto. A iniciativa, chamada de “Relate ou Explique”, busca estimular as empresas listadas na bolsa a reportar para todos os stakeholders especialmente investidores e analistas , informações e resultados relacionados às dimensões social, ambiental e de governança corporativa.

As companhias tinham até o final de maio para informar, no Formulário de Referência (item 7.8 – “Descrição das relações de longo prazo relevantes da companhia que não figurem em outra parte deste formulário”), se publicavam um relatório de sustentabilidade ou incluíam alguma informação socioambiental em seu relatório anual, indicando também onde os dados estavam disponíveis. Se não o fazem, deveriam explicar o motivo.

O resultado mapeado do “Relate ou Explique” será apresentado ao público no sábado, 16/06, a partir das 11h, durante o painel “A Green Economy through Sustainability Reporting: On Report or Explain and G4”, organizado pela GRI (Global Reporting Initiative) durante o Fórum do Pacto Global (Corporate Sustainability Forum), no Hotel Windsor Barra, e contará com a participação da diretora de sustentabilidade da Bolsa, Sonia Favaretto.

18/06, das 9h às 15h30

Diálogo Global Bolsas de Valores Sustentáveis (SSE – Sustainable Stock Exchanges)

Na segunda-feira, 18/06, a partir das 11h, o diretor presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, participa do Diálogo Global Bolsas de Valores Sustentáveis (SSE – Sustainable Stock Exchanges), no Hotel Windsor Barra, quando também será apresentado o relatório “Bolsas de Valores Sustentáveis – Relatório de Progresso”, desenvolvido pela Responsible Research, com apoio do PRI (Princípios de Investimento Responsável), UNCTAD (Nações Unidas, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), Pacto Global, e patrocinado pela Aviva Investors. O relatório, que pesquisou 30 grandes bolsas de valores globais sobre a abrangência e profundidade de suas iniciativas de sustentabilidade, apresenta os progressos das bolsas nos temas de sustentabilidade desde 2010, ano em que foi publicado o primeiro reporte.

BM&FBOVESPA: referência mundial em sustentabilidade

O relatório “Bolsas de Valores Sustentáveis – Relatório de Progresso”, disponível no endereço eletrônico http://tiny.cc/SSE_Report_2012, indica que a BM&FBOVESPA e a Bolsa de Johanesburgo, na África do Sul, são atualmente referências em sustentabilidade:

– “Pág. 16: “Há exemplos de bolsas que estão claramente ‘rentabilizando o valor’ de ações de sustentabilidade. A BM&FBOVESPA, no Brasil, e a Bolsa de Valores de Johanesburgo, na África do Sul, são duas bolsas renomadas mundialmente por sua inovação e pioneirismo no campo da sustentabilidade. Ambas as bolsas fizeram um business case de suas iniciativas de sustentabilidade.”

– Pág. 44: “A pesquisa solicitou que as bolsas identificassem uma bolsa que consideravam líder em iniciativas de sustentabilidade para os emitentes. Embora apenas 12 bolsas tenham respondido essa questão, vale ressaltar que a JSE e a BM&FBOVESPA foram de longe as mais citadas.”

15 a 18/06

Fórum do Pacto Global com carta-compromisso

A BM&FBOVESPA integra o Comitê Brasileiro do Pacto Global e estará presente nos quatro dias do Fórum, de 15 a 18/06, no Hotel Windsor Barra. A Bolsa é também signatária da carta-compromisso “Contribuição Empresarial para a promoção da economia verde inclusiva”, iniciativa do Comitê, com previsão de entrega ao Governo durante a Rio+20.

15, 19 e 20/06

Eventos no Centro de Convenções da BM&FBOVESPA

Venture Forum Brazil Sustainable e Green Rio

A BM&FBOVESPA irá sediar, durante a Rio + 20, dois eventos no Centro de Convenções no Rio de Janeiro: em 15/06, às 9h30, acontecerá o “Venture Forum Brazil Sustainable”, realizado em parceria com a FINEP, a Agência de Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), a Agência de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Agência de Promoção Comercial (Apex) e a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP). O objetivo do encontro é apresentar empresas inovadoras em tecnologias verdes e nos aspectos de sustentabilidade a potenciais investidores.

Já nos dias 19/06 e 20/06, a partir das 10h, será realizado o “Green Rio”, que busca estimular a discussão sobre iniciativas de economia verde, tal como os índices de sustentabilidade e investidores verdes. A BM&FBOVESPA palestrará sobre índices de sustentabilidade na abertura do evento, que tem como organizadores o Sebrae-RJ, a Bolsa Brasileira de Mercadorias, a BM&FBOVESPA e a GIZ, agência de cooperação alemã.

Participação da BM&FBOVESPA em painéis

A BM&FBOVESPA também participará como debatedora dos seguintes painéis durante o Fórum do Pacto Global, no Hotel Windsor Barra:

– 17/06, às 14h: “Standards driving sustainability throught Financial Markets” – organizado pelo IFC (International Finance Corporation).

– 17/06, às 16h: “1992 to 2012: 20 Years of Mainstreaming Sustainability in the Financial Sector”- organizado pela UNEP-FI – Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente – Instituições Financeiras.

– 21/06, das 14h às 17h: Em parceria com GRI e IBGC, a BM&FBOVESPA promoverá o “Sustainability Reporting and Corporate Accountability: 20 years of debate on the role of private sector in sustainable development. Is a report or explain approach to sustainability reporting the way forward?”, no HSBC Arena.

Mulheres pela Rio+20

A Bolsa participa também da iniciativa “Mulheres pela Rio + 20”,  liderada pelo Ministério do Meio Ambiente, integrando um dos 3 pilares do movimento, que busca analisar e desenvolver o “Papel das mulheres nos conselhos de administração de empresas públicas ou privadas”.

Ações como a do Relate ou Explique e as demais participações da Bolsa brasileira na Rio + 20 fazem parte da agenda permanente da BM&FBOVESPA de promoção das práticas empresariais de sustentabilidade e estímulo à transparência de informações, considerando que o bom funcionamento do mercado de capitais está ligado à transparência e ao acesso às informações disponíveis a acionistas, investidores, analistas e o mercado como um todo.

Mais informações:

(11) 2565-7943 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?