RIO+20

RIO+20

A contribuição das normas técnicas para o desenvolvimento sustentável

A ABNT e ISO participam da conferência mundial Rio+20, para mostrar a importância das normas técnicas para o desenvolvimento sustentável

O mundo terá suas atenções voltadas para o Brasil, nos dias 13 a 22 de junho, quando será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro (RJ). Representantes dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos mais variados segmentos da sociedade discutirão a agenda mundial de sustentabilidade para as próximas décadas, vinte anos depois da histórica Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92.

Com o propósito de disseminar o uso das normas técnicas e sua contribuição para os desafios globais e para que os objetivos da Rio+20 sejam alcançados, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Organização Internacional de Normalização (ISO) realizarão  o seminário “Normas Internacionais ISO como Solução aos Desafios Globais e Sua Contribuição para a Economia Verde”, nos dias 16, 17 e 20 de junho, no Forte de Copacabana, na Arena da Barra e no Pier Mauá, respectivamente.

No dia 19 de junho, na Arena da Barra, a ABNT realizará o seminário internacional “A Rotulagem Ambiental como Instrumento para as Ações de Redução dos Impactos no Meio Ambiente” e, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançará a norma ABNT NBR ISO 14005:2012, Sistemas de gestão ambiental — Diretrizes para a implementação em fases de um sistema de gestão ambiental, incluindo o uso de avaliação de desempenho ambiental, em evento no Aterro do Flamengo.

O papel das normas

O Secretário Geral adjunto da ISO, Kevin McKinley, apresentará o papel das normas técnicas e sua contribuição para a Economia Verde e conferencistas com larga experiência no campo da normalização internacional e ligados ao tema do desenvolvimento sustentável apresentarão cases a respeito de normas internacionais que foram desenvolvidas em sintonia com os objetivos da Rio+20.

Será abordado também, pela ABNT, o papel dos membros da ISO como parceiros estratégicos locais para fortalecer a participação de países em desenvolvimento e partes interessadas. Outro assunto em pauta será a importância das normas como ferramenta para o desenvolvimento sustentável, sob a perspectiva do usuário – representantes de indústria, governo, organizações não governamentais e trabalhadores.

Para ampliar a oportunidade de participação por parte dos interessados, o seminário será  realizado em diferentes localidades na cidade. A iniciativa está sendo organizada em parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)  e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Confira a programação do seminário:

Normas Internacionais da ISO e Economia Verde: solução para Desafios Globais

Estudo de casos:

– Case 1. ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social
– Case 2. ISO/TC 207 – Gestão Ambiental
– Case 3. ISO/TC248 – Critérios de Sustentabilidade para Bioenergia
– Case 4. ISO 50001 – Gestão de Energia
Debates

• Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva nacional – O papel dos membros da ISO como  parceiros locais estratégicos para fortalecer a participação de países em desenvolvimento e de stakeholders;

• ISO e GRI: parceria para o Desenvolvimento Sustentável*

• O valor das Normas Internacionais voluntárias como instrumento fundamental para o Desenvolvimento Sustentável – implementação e valor sob a perspectiva de um usuário:

– Indústria
– ONGs
– Governo
– Trabalhadores
Debates
Palestrantes
•    Kevin McKinley, Secretário Geral Adjunto da ISO

•    Jorge Cajazeira, Presidente do Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade Social da ISO

•    Haroldo Mattos de Lemos, Vice Presidente do Comitê Técnico de Gestão Ambiental da ISO

•    Humberto Siqueira Brandi, Presidente do Comitê de Critério de Sustentabilidade para Bioenergia da ISO

•    George Soares, especialista do Comitê Técnico de Gestão de Energia da ISO

•    Nelmara Arbex, Chefe Executiva Adjunta do Global Reporting Initiative (GRI)

•    Aron Belinky, Coordenador de Processos Internacionais do Instituto Vitae Civilis

•    Andréa Santini Henriques, Pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

•    Hélio da Costa, coordenador de Responsabilidade Social do Instituto Observatório Social

•    Lisangela Reis, Gerente do Departamento de Sustentabilidade de Furnas
•    Thomas Thomas, CEO da ASEAN CSR Network
* somente para o evento no Píer Mauá
Locais do seminário:

–   Forte de Copacabana: 16 de junho – 09h00 às 12h00 (espaço organizado por FIRJAN e FIESP | Local: Praça Eugênio Franco – Copacabana)

–  Arena da Barra: 17 de junho – 11h00 às 14h45 (espaço organizado pelo MRE | Local: Local: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca)

–  Píer Mauá: 20 de junho – 11h às 14h15 (espaço organizado pela FINEP | Avenida Rodrigues Alves, 10/ Praça Mauá)

Rotulagem Ambiental

No dia 19 de junho, das 11h00 às 14h45, a ABNT realizará o Seminário Internacional A Rotulagem Ambiental como Instrumento para as Ações de Redução dos Impactos no Meio Ambiente, na Arena da Barra (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca). O evento tem o objetivo de promover ampla discussão sobre desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, incluindo a rotulagem ecológica e a relação das empresas no desenvolvimento de produtos e serviços, adotando critérios ambientais.

A certificação ambiental é impulsionada pela exigência de requisitos de conformidade para obras e compras públicas e também pela melhoria contínua de processos e na exportação de produtos. A organização que conquista a certificação ambiental pode, entre diversos benefícios, comprovar ao mercado e à sociedade que adota práticas que minimizam impactos negativos à preservação ambiental.

A ABNT e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), alinhados aos objetivos da Rio+20, também apresentarão no seminário o projeto que auxilia pequenas e médias empresas  (PME) a medir e gerenciar a “sua pegada de carbono”. A iniciativa destina-se a criar um módulo de gestão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e gerar estratégias efetivas para as empresas diminuírem o impacto ambiental de seus processos.

O seminário, que conta com a participação do Global Ecolabelling Network (GEN), entre outros, terá a seguinte programação:

11h00–11h45 Rotulagem ambiental no Brasil e sua importância para o desenvolvimento sustentável. Por Júlio Domingos Nunes Fortes, Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

11h45–12h30 O Fortalecimento do Ecossistema no âmbito do Mercado de Carbono no Brasil – Projeto Greenhouse Gas e as Pequenas e Médias Empresas. Por Guy Ladvocat, Gerente de Certificação de Sistemas da ABNT

12h30–12h50 Coffee Break

12h50–13h35 A Influência da Rotulagem Ambiental para as Compras Públicas Sustentáveis. Por Antônio José Juliani, Analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

13h35–14h20 Ecolabelling: Rótulo ambiental em âmbito mundial. Por Mikael Karlsson, Presidente da Swedish Society for Nature Conservation, Presidente do European Environmental Bureau e representante do Global Ecolabelling Network (GEN) na Suécia.

14h20–14h45 Debates

14h45 Encerramento

Norma sobre gestão ambiental

A ABNT e o Sebrae lançarão, no dia 19 de junho, das 14h00 às 17h00, a norma ABNT NBR ISO 14005:2012, Sistemas de gestão ambiental — Diretrizes para a implementação em fases de um sistema de gestão ambiental, incluindo o uso de avaliação de desempenho ambiental, que oferece orientações para que as organizações, principalmente aquelas de pequeno porte, implementem um sistema de gestão ambiental (SGA).

As diretrizes da nova norma auxiliarão as empresas a atender, em etapas, à ABNT NBR ISO 14001:2004, Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso.

A ABNT NBR ISO 14005:2012 também inclui orientações para o uso de indicadores de desempenho ambiental, de tal forma que se possa ir medindo os resultados da implantação do SGA ao longo do tempo e a cada fase.

Um contexto relaciona o lançamento da ABNT NBR ISO 14005:2012 com a Rio+20. Foi durante a conferência Rio 92 que a ISO decidiu compor um grupo para discutir a normalização e o meio ambiente, o Strategic Advisory Group on Environment (Sage). O resultado do trabalho deste grupo foi a criação do ISO/TC 207, o Comitê Técnico que desenvolve as normas internacionais da série ISO 14000.

O Sebrae, por meio de convênio com a ABNT, deu suporte à Comissão de Estudo de Sistemas de Gestão Ambiental, na fase de revisão técnica do texto em português da ISO 14005, em conjunto com empresários de micro e pequenas organizações de diferentes setores.

O lançamento da ABNT NBR ISO 14005:2012 acontecerá no Espaço de Educação do Sebrae na Rio+20, localizado no Aterro do Flamengo (próximo ao Museu da República).

Mais informações:

Denise Lima: (11) 9611.7381 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?