RIO+20

RIO+20

Instituto Peabiru completa 14 anos de trabalho em favor da sustentabilidade

Durante a Rio+20, participa de debates e mesas-redondas sobre as questões amazônicas

O Instituto Peabiru participa da Conferência Rio+20 da ONU, no Rio de Janeiro, para contribuir com a experiência de seus 14 anos de atuação em conservação da biodiversidade e na mobilização social de populações rurais e tradicionais. De 13 a 22 de junho, representantes do Instituto Peabiru farão parte de mesas redondas, debates e painéis. Confira – ao final – os locais e horários.

Atualmente, o Instituto Peabiru atua nos estados do Pará e Amapá em três áreas temáticas:  Desenvolvimento Local e Áreas Protegidas, com os Programas Viva Marajó e Casa da Virada; Responsabilidade Socioambiental Corporativa, com o Programa Dendê; e Cadeias de Valor Inclusivas, com os Programas Ecoturismo de Base Comunitária e Abelhas Nativas em Comunidades Tradicionais.

Envolvida na preparação da sociedade civil para a Rio+20 desde 2010, em parceria com a Rede GTA e o Instituto Vitae Civilis, o Instituto Peabiru participou da construção da agenda da sociedade civil para a Rio+20 e foi co-organizador da reunião preparatória da Amazônia para a conferência.

Destaques

O Instituto Peabiru participa do Grande Encontro dos Povos Indígenas na Rio+20. A colaboradora indígena Ângela Kaxuyana vai fazer parte da delegação paraense de lideranças indígenas, além de acompanhar o grupo da Terra Indígena do Tucumaque.  Na programação do Fórum Amazônia Sustentável, no Teatro Maria Claro Machado, o Instituto Peabiru se apresentará no dia 21 de junho como parte do painel “Cadeias de Valor na Amazônia”, com destaque para o Programa Abelhas Nativas e o Programa Viva Marajó.

Programa Viva Marajó

O Programa Viva Marajó atua como facilitador do processo de fortalecimento das organizações da sociedade civil, em prol da efetivação de políticas públicas nos 16 municípios da Mesorregião do Marajó, no Pará. Por isso, contribui na implementação e consolidação de áreas protegidas, para a conservação da biodiversidade e a valorização da cultura.

Um dos principais resultados foi a elaboração do primeiro Mapa Fundiário do Marajó. O programa é financiado pelo Fundo Vale e conta com a colaboração do Colegiado Territorial do Marajó – CODETEM, Museu Paraense Emílio Goeldi, da Universidade Federal Rural da Amazônia, entre outras organizações.

Programa Abelhas Nativas

O Programa de Abelhas Nativas envolve educação ambiental, oportunidade de incrementar a renda familiar dos agricultores, a valorização da mulher e do jovem, e o combate ao desmatamento e queimadas, por meio da capacitação em Meliponicultura.

Trata-se da produção de mel a partir das abelhas melíponas, abelhas sem ferrão, nativa da região amazônica. Desde 2007, o Instituto Peabiru desenvolve o programa e atende 350 famílias rurais na quatro regiões – Curuçá, e Afuá, no Pará; e Macapá, Oiapoque no Amapá.

Programação na Rio +20

Dia 16/06 sábado

Economia verde como um indutor de conservação na Amazônia brasileira – side event da ONU

Local: RioCentro – sala T3
Horário: 11h30 as 13h

Participação: Mirella Sandrini (Fundo Vale), Eduardo Trevisa (Imaflora), Carlos Valério (TNC), João Meirelles (Instituto Peabiru)

Organizador: Fundo Vale
Dia 18/06 – segunda-feira
Exposição do Programa Abelhas Nativas (Instituto Peabiru)
Local: Teatro Maria Clara Machado, endereço
Horário: 10h as 19h30

Participação: Richardson Frazão (Instituto Peabiru) e Fernando Oliveira (Instituto Iraquara)

Organizador: Fórum Amazônia Sustentável
Dia 19/06 – terça-feira
Debate: Bolsa Amazônica
Local: Bolsa de Valores do Rio
Horário: 14h as 16h30
Participação: Celso Grecco, Claudio Pádua (Ipê), e João Meirelles (Instituto Peabiru)
Organizador: Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e Atitude Marketing
Dia 21/06 – quinta-feira
Cadeias de Valor na Amazônia
Local: Teatro Maria Clara Machado
Horário: 9h as 11h
Participação:  João Meirelles e Richardson Frazão (Instituto Peabiru)
Organizador: Fórum Amazônia Sustentável
Mais informações:
www.peabiru.org.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?