Islana Rosa é uma empreendedora brasileira que lançou e consolidou sua própria grife em Londres. A criadora da marca Islanna, que carrega seu próprio nome, enfrentou muitas dificuldades em seu caminho, principalmente os impasses impostos pelo racismo estrutural. O propósito da empresária com a criação de sua grife eco-friendly é, além de fortalecer a sustentabilidade no mundo da moda, valorizar e empoderar a população negra.
“No Brasil, ainda vemos a mulher empreendedora com muito preconceito, ainda mais se for negra”, afirma. Para ela, alcançar uma posição de destaque não é apenas uma conquista pessoal, mas coletiva. A brasileira Islana, antes de lançar a grife, se dedicou a estudar o mundo da moda e se aprofundar no entendimento do setor, para que sua marca refletisse a sua visão de mundo. “Não queria criar mais uma marca de roupa, sem proposito. O mercado está saturado e não faria sentido trazer mais uma marca sem uma filosofia”, explica.
Dica de leitura: Disparidade de renda indica urgência de ações em diversidade e inclusão
Sua primeira coleção foi lançada para o mundo em 2019, durante a semana da moda em Paris e em São Paulo, e seu plano é começar a operar no Brasil a partir de outubro de 2020, com uma produção nacional.
Alinhado a esse início no mercado brasileiro, Islana decidiu aproveitar a força do movimento Black Lives Matter e a intensa discussão sobre racismo no universo da moda para lançar também um projeto alinhado a seu propósito. O Movimento Vozes Negras tem como objetivo fortalecer e oferecer oportunidades para artistas negras através da moda.
Mulheres negras criativas poderão enviar à grife suas sugestões de estampas, que serão então selecionadas por meio de votação pública para compor uma nova coleção de camisetas. A iniciativa ainda doará 50% de seu lucro para o Instituto Geledés e para a Ong Criola. “Meu objetivo a longo prazo é que o Vozes Negras ganhe corpo e se transforme numa Fundação focada no empoderamento da mulher negra”, afirma a criadora da grife Islanna.
Leia também: 5 benefícios da diversidade para as empresas
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.