Mercado de latinhas de alumínio recebe investimentos durante a pandemia

Mercado de latinhas de alumínio recebe investimentos durante a pandemia

Desde sua chegada ao Brasil, em 1989, a latinha de alumínio se consolidou como exemplo de embalagem sustentável. Além da praticidade e qualidade no armazenamento, logística e consumo, o material é completamente reciclável. O mercado de reciclagem das latinhas, ainda, gera renda para cooperativas e famílias em situação de vulnerabilidade.

O Brasil lidera o ranking mundial na reciclagem da latinha, com 320 mil toneladas coletadas e cerca de 800 mil catadores no país, de acordo com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat).

Leia também: Como está a reciclagem em tempos de coronavírus?

Atualmente, 97,3% das latinhas de alumínio são recicladas no país, de acordo com Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). O material utilizado nas embalagens por ser reciclado e reaproveitado inúmeras vezes, sem perder suas propriedades.

Todas as qualidades da latinha, incluindo sua aderência à economia circular, fazem com que sua produção aumente e novos usos para a embalagem sejam consolidados. O produto fechou 2019 com uma alta de 13,7% sobre o ano anterior, correspondendo a um volume de 29,6 bilhões de unidades e 13 tipos diferentes de latas de alumínio.

Saiba mais: Com 30 anos no Brasil, latinha de alumínio marcou a sustentabilidade no país

A empresa americana Ball, maior produtora de latinhas de alumínio para o setor de bebidas, enxerga oportunidades no setor e anuncia um investimento de US$ 100 milhões para expandir a capacidade brasileira. A intenção da corporação é avançar para outros segmentos, como água mineral, drinks e vinhos.

Parte do investimento da Ball será destinada para a construção de uma nova fábrica, com capacidade de produção anual de 1,6 bilhão de latinhas de alumínio. A previsão é iniciar as atividades da nova unidade já em 2021. Atualmente, a Ball conta com 10 parques industriais no Brasil, com uma produção de aproximadamente 15 bilhões de latas por ano – 47% do market share no país.

Com a crise de covid-19, o mercado brasileiro tem buscado se adaptar por meio de inovações. Durante a pandemia, por exemplo, foi criada a startup Lovin’ Wine, focada no consumidor digital. A empresa começou a vender, exclusivamente por e-commerce, vinho em latas de alumínio com 269 ml. O público-alvo são apreciadores de vinho que bebem sozinhos e não querem desperdiçar.

A Ambev também aderiu ao uso de latinhas de alumínio para outros produtos, como a água mineral AMA. Bem aceita pelo público nas ações realizadas pela empresa durante o carnaval, a Ambev iniciará a comercialização do produto na nova embalagem a partir do próximo mês. De acordo com a companhia, 100% do lucro obtido com a venda do produto será destinado a projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro.

Para diminuir uso de embalagens plástica, Ambev irá distribuir água mineral em latinhas de alumínio

Latinhas de alumínio da campanha #VaDeLata, da Ball. Imagem: divulgação

Em julho, a Ball lançou a plataforma Vá de Lata Store, na qual além do e-commerce da tradicional cerveja, são ofertadas outras bebidas em latinhas de alumínio, como vinho, gim e energéticos. Para incentivar o consumo de bebidas em lata e promover a troca de presentes entre amigos e familiares durante o isolamento causado pela pandemia de covid-19, a empresa oferece descontos na plataforma.

“Sabemos que a compra online se firmou como canal efetivo neste momento, devido à praticidade e segurança de não precisar sair de casa para consumir. A partir dessa plataforma será possível, por exemplo, surpreender amigos e familiares enviando bebidas de diferentes categorias com uma mensagem descolada, de uma forma totalmente segura. Temos a expectativa de criar essa corrente positiva utilizando a embalagem mais apropriada para o canal de vendas online”, afirma Hugo Magalhães, gerente de Marketing e Novos Negócios da Ball, em nota divulgada pela empresa.

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