RIO+20

RIO+20

Fundação Grupo Boticário promove mesa redonda na RIO+20

Pagamento por serviços ambientais é tema do evento paralelo

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza promove seu segundo evento paralelo na RIO+20 nesta quinta-feira (21).

A mesa-redonda será das 17h30 às 19h30 no espaço Fundação Ford, localizado na Cúpula dos Povos – ambiente oficial da Rio+20 destinado à sociedade civil global.

O tema deste evento paralelo será “Valoração dos Serviços Ambientais e os Resultados para a Sociedade”.

A proposta é discutir diversos métodos para valoração dos serviços ambientais a partir da experiência dos palestrantes em diversas regiões.

O consultor Carlos Eduardo Young (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que atuou na construção da fórmula de cálculo do Projeto Oásis (iniciativa de pagamento por serviços ambientais de Fundação Grupo Boticário), falará sobre os métodos de valoração dos serviços ambientais, sobre os princípios ao redor da economia verde e da premiação pela manutenção dos serviços ambientais.

Antonio Tafuri (Ministério do Meio Ambiente) discorrerá sobre as políticas públicas de PSA, marco legal e iniciativas do governo executivo sobre o tema. Cristina Chiodi (Ministério Público de Minas Gerais) falará sobre como iniciativas de PSA podem auxiliar o Ministério Público. André Ferretti (Fundação Grupo Boticário) apresentará os resultados e caminhos do Projeto Oásis.

“A Fundação Grupo Boticário destacará na Rio+20 que conservação da natureza e desenvolvimento financeiro-econômico podem e devem ser aliados, e que o PSA é uma alternativa viável. Um exemplo prático e bem-sucedido disso é o Projeto Oásis e, por isso, a Fundação trabalha para que o projeto seja expandido a municípios de todas as regiões do Brasil”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador do Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento.

Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já doou mais de U$ 11,7 milhões para 1.306 projetos de 456 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.

Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Projeto Oásis.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?