Organização promove desenvolvimento local em comunidades rurais do Nordeste

Organização promove desenvolvimento local em comunidades rurais do Nordeste

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) é uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais no sertão do Nordeste brasileiro.

Imagem: Adel / reprodução

Além da capacitação técnica e gerencial de atores sociais, especialmente pequenos agricultores e jovens empreendedores do sertão nordestino, a organização oferece acesso a conhecimento, crédito, redes de contatos e tecnologias, de forma a gerar condições favoráveis para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos nas comunidades rurais.

A Adel foi criada em 2007, a partir da mobilização de jovens de comunidades rurais do Ceará que tiveram a oportunidade de cursar a graduação. Decididos a investir seus conhecimentos e habilidades no desenvolvimento de suas comunidades, se organizaram e passaram a contribuir com pequenos produtores de agricultura familiar em situação de vulnerabilidade, na cidade de Pentecoste, onde hoje é a sede da organização.

O empreendedorismo jovem como solução para o semiárido

O semiárido do Nordeste brasileiro é uma das regiões mais pobres do mundo. Mais de 60% de sua população vive em comunidades rurais, e muitas isoladas, conectadas com o mundo apenas por estradas e serviços precários de comunicação.

Da população rural, 75% é formada por pequenos produtores, cujas famílias praticam agricultura de subsistência, tentando superar desafios como a escassez de água, recurso essencial para a atividade agrícola e sobrevivência humana.

Saiba mais: Um por todos, todos pelo acesso à água

Além da baixa escolaridade, esses produtores quase não têm ferramentas e recursos tecnológicos, nem acesso a crédito financeiro. Desse modo, são impossibilitados de produzir com qualidade e escala exigidas pelo mercado e, consequentemente, de melhorar sua remuneração. Muitas vezes, a renda familiar é insuficiente para a própria subsistência.

Para os jovens dessas comunidades, o êxodo para grandes cidades acaba tornando-se a única chance de desenvolvimento, mas muitas vezes não encontram oportunidades nos centros urbanos e o círculo da pobreza continua.

Imagem: Adel / reprodução

Contudo, durante sua atuação com as comunidades rurais do Nordeste, a Adel percebeu que a maioria desses jovens desejariam permanecer nos locais onde vivem, ao mesmo tempo em que buscam oportunidades para se desenvolverem e também aos negócios da família. A Adel entendeu, então, que o empreendedorismo é uma possibilidade efetiva para esses jovens, e passou a ajudá-los no desenvolvimento de capacidades técnicas e de gestão, e também a assumirem um papel de protagonismo no desenvolvimento do semiárido.

Leia também: Mercado de Carbono gera oportunidades para agricultura sustentável

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?