Trio de universitários lança primeira horta residencial inteligente no Brasil

Trio de universitários lança primeira horta residencial inteligente no Brasil

Fundada em 2019 pelos jovens empreendedores Rodrigo Farina, Juan Correa e Bruno Arouca, a Brota, primeira horta residencial inteligente do Brasil, ganha destaque durante o isolamento social provocado pela pandemia de covid-19.

A busca por atividades de bem-estar e sustentabilidade que podem ser realizadas em casa aumentou os pedidos da startup Brota. A proposta da empresa é ajudar pessoas que desejam cultivar uma horta em suas residências, mesmo que não tenham conhecimento de botânica, e despertar também o interesse por uma vida mais saudável e sustentável.

Horta inteligente Brota. Imagem: divulgação

Em um momento de crise generalizada, como a causada pelo coronavírus, a saúde física e mental são essenciais, e atividades como o cultivo de plantas, que pode ser realizado dentro de casa, tornam-se práticas terapêuticas, que aliviam a ansiedade e estresse, e também ajudam a manter a saúde e bem-estar. De acordo com o Mercado Livre, houve um aumento de 450% na busca por plantas durante os últimos meses.

“Acreditamos que ter uma horta em casa traz diversos benefícios físicos, psicológicos e abre para uma nova consciência sobre o estilo de vida mais saudável que todos devemos buscar de alguma forma. Enxergamos uma oportunidade de começar essa jornada de conscientização por meio de uma horta que vive no modus operandi de quem está nas capitais, mas que não tem tempo ou conhecimento para mantê-la”, comenta Rodrigo Farina, um dos fundadores da startup.

Saiba mais: A importância da biodiversidade para o desenvolvimento sustentável

Um estudo conduzido pela Brota aponta que 74% dos entrevistados gostariam de cultivar uma horta residencial, mas que não o fazem por falta de conhecimentos em botânica, falta de tempo para dedicação à atividade ou pela falta de espaço em suas casas.

O produto, vendido no site da startup, funciona a partir de cápsulas. Cada uma contém semente da planta escolhida e um tipo de solo preparado especialmente para a espécie, com nutrientes específicos. O cliente precisará apenas abastecer o reservatório de água do sistema a cada 25 dias. A horta inteligente conta com um sistema autônomo de irrigação, que leva água e nutrientes à cada cápsula adquirida, nas quantidades ideais. Além disso, a empresa produz as hortas com elementos naturais ou orgânicos e sem agrotóxicos, e as cápsulas são reutilizáveis.

Atualmente, a empresa disponibiliza cápsulas de onze diferentes espécies de vegetais, como camomila, alface e coentro. O cliente também conta com o atendimento online de biólogos, para auxiliá-lo em qualquer etapa do processo.

Veja também: Ricardo Voltolini participa do Café Filosófico e fala sobre os valores e tendências de sustentabilidade

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?