RIO+20

RIO+20

Ônibus híbrido brasileiro é destaque na Rio+20

Veículo movido a energia elétrica com plug in a etanol estará exposto no estande da Finep, como opção de transporte sustentável

Durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, os participantes poderão conhecer o modelo de ônibus híbrido usado nas dependências da Usina de Itaipu.

O veículo estará exposto no estande da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Este ônibus reúne todas as vantagens de um veículo elétrico e os benefícios de um combustível sustentável, o etanol, e foi projetado e fabricado por um consórcio capitaneado pela Eletra, uma empresa brasileira que desenvolve tecnologia de tração elétrica para ônibus urbano. Além de trólebus de última geração, com sistema autônomo para circular sem a rede aérea por alguns quilômetros, é pioneira no desenvolvimento de veículos híbridos. O primeiro ônibus híbrido com tecnologia nacional desenvolvido pela Eletra transporta passageiros desde 1999 em São Paulo.

Como o próprio nome sugere, o ônibus híbrido utiliza duas fontes de energia para seu funcionamento. Uma é o banco de baterias acumuladoras de energia, e a outra é o grupo motor-gerador, que pode ser a diesel, a álcool ou a gás. O veículo exposto na Rio+20 é composto por um motor a etanol que fornece energia para o motor elétrico que traciona o veículo. Essa tecnologia garante, ainda, o reaproveitamento da energia que seria dispersa nas frenagens do veículo. O resultado é uma redução significativa de material particulado e de monóxido de carbono lançados na atmosfera.

Segundo Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, o modelo que é utilizado para transporte dos passageiros dentro da Itaipu pode se tornar um importante aliado tanto no que diz respeito à redução de emissão quanto ao custo, se aplicado às frotas urbanas. “O modelo híbrido faz uso da energia elétrica com geração a bordo, de forma eficiente e com baixos níveis de emissão. Trata-se de um veículo muito mais versátil com um custo-benefício bastante interessante”, comenta.

O consórcio responsável pela fabricação do ônibus híbrido que circula na Itaipu é composto pelas empresas: Eletra, Weg, Mascarello, Mitsubishi, Tutto e Euroar.

Mais informações:

(11) 3266-6088

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?