como pensamos o negócio

A visão 360° tem a ver com a nossa crença.

ESG/Sustentabilidade não é uma área, uma causa ou uma meta em si. É um novo jeito de pensar e fazer negócios mais ético, transparente, íntegro, responsável, com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Que cria e gera valor para todos os públicos de interesse da empresa.

ESG/Sustentabilidade não tem a ver só com minimizar impactos socioambientais negativos. Mas com gerar impactos positivos, regenerar ambientes, fortalecer as condições para que as pessoas vivam bem e em harmonia.

Com ESG/Sustentabilidade, as empresas deixam de ser parte do problema para se transformarem em solução. Sustentabilidade é holística, não cartesiana. Por isso, nunca tratamos nenhum dos temas de sustentabilidade isoladamente, como um pedaço separado do todo ou algo à parte da empresa. Mas como um modo mais responsável de fazer gestão, um filtro contemporâneo para a estratégia de negócio, um valor de sua cultura e uma fonte de novos significados para a reputação e a marca.

Ao atuar 360 graus, tratamos os nossos serviços de ESG/Sustentabilidade (palestras e workshops, consultoria, educação corporativa e conteúdos) a partir de uma perspectiva integrada de quatro dimensões – gestão (presente), estratégia (escolhas para o futuro), cultura (valores) e marca (propósito).

O cursor de quatro cores e a mandala, apresentados em seguida, ilustram juntos o nosso jeito de pensar 360°.

Gestão

Inserir as questões de sustentabilidade na Gestão é o primeiro passo no processo. Significa colocar no dia a dia das atividades básicas. Ele pode se dar de diferentes formas, como, por exemplo, diagnósticos territoriais, ações de comunidade e de relacionamento com stakeholders, diversidade e inclusão, gestão de riscos socioambientais, criação de comitê de sustentabilidade, investimento social privado e voluntariado corporativo, entre outras.

Estratégia

Inserir as questões de sustentabilidade na Estratégia é o segundo passo no processo. A diferença para o estágio anterior é que o conceito deixa de ser tratado em ações pontuais e esporádicas e passa a ser um elemento direcionador de escolhas estratégicas futuras. Entra no planejamento estratégico da empresa e se transforma em objetivos e metas de colaboradores e líderes, podendo, inclusive, ser objeto de remuneração variável. Este passo pode ser dado a partir de atividades como o Diagnóstico/Planejamento de Sustentabilidade e ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), Definição de Política e/ou Estratégia de Sustentabilidade/ESG, Negócios com Causas, ODS nos Negócios e Economia Circular.

Cultura

Inserir as questões de sustentabilidade na cultura é o terceiro passo no processo. A diferença para o primeiro e segundo estágios é que, neste, os desafios de sustentabilidade/ESG se transformam em princípios e valores corporativos, fornecem substrato para o desenho de propósito e integram esforços de educomunicação e desenvolvimento de pessoas em todos os níveis hierárquicos da empresa. Este passo pode ser dado mediante a realização de diagnóstico de cultura, educação de fornecedores, coaching/mentoring, programas educacionais customizados, presenciais, semipresenciais, EAD e especiais.

Reputação

Inserir as questões de sustentabilidade na reputação pressupõe transformá-las em valor/atributo/propósito, associado à imagem de marca e, portanto, percebido pelo conjunto dos stakeholders, especialmente clientes, comunidades, investidores e sociedade. Ele pode ser dado com base em esforços de ações estruturadas de comunicação, posicionamento/manifesto público, relatório de sustentabilidade/ESG, premiações, participação em eventos e publicações, ativismo empresarial, livros e estudos de caso, artigos, papers, vídeos e podcasts.

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