Entenda o que é o Fórum Econômico Mundial de Davos e o que esperar para 2020

Entenda o que é o Fórum Econômico Mundial de Davos e o que esperar para 2020

Entre os dia 21 e 24 de janeiro de 2020 acontece, na Suíça, um dos encontros anuais mais importantes do planeta, o Fórum Econômico Mundial de Davos. Mais de 3 mil personalidades, entre eles os principais líderes empresariais do mundo, se reúnem em Davos, cidade suíça, para discutir os rumos da política e economia global.

O que é o Fórum Econômico Mundial de Davos?

A importante reunião, sediada na cidade suíça de Davos, acontece anualmente há 50 anos, reunindo a elite financeira mundial e lideranças empresariais de todo o planeta. Os líderes presentes, além de aumentar sua rede de contatos para negociações, discutem temas de interesse econômico, político e socioambiental, como empreendedorismo, governança e, mais recentemente, sustentabilidade.

Além da reunião principal em Davos, ocorrem encontros em outros lugares do planeta, como Catar, Chile, China e Rússia. Durante os dias de reunião, os líderes das principais empresas do mundo recebem personalidades como artistas, ativistas, acadêmicos, políticos e religiosos.

E a sustentabilidade com isso?

A sustentabilidade tem se tornado assunto central nas mais importantes discussões mundiais sobre política e economia. Atualmente, reconhece-se que, sem sustentabilidade, não é possível gerar desenvolvimento econômico e social de forma efetiva e a longo prazo.

Saiba mais: O que é sustentabilidade empresarial?

Por reunir as principais lideranças empresariais do mundo, a sustentabilidade não poderia ficar de fora das discussões em Davos. Há um movimento constante no universo corporativo para inserir a sustentabilidade na estratégia do negócio. Antes vista como um diferencial competitivo, hoje, a sustentabilidade é requisito para sobrevivência das empresas. E o apelo por mudanças nos padrões de consumo, produção e governança para modelos mais sustentáveis vem de todos os stakeholders, inclusive dos investidores.

Em 2019, o Fórum Econômico Mundial debateu temas como o combate às mudanças climáticas, a problemática da imigração, corrupção e a busca por soluções comuns entre os países. Já em 2020, o encontro é pautado pelos recentes acontecimentos ambientais, inclusive pelo desmatamento da Amazônia, e focará na sustabilidade e aquecimento global.

O Fórum Econômico Mundial em 2020

Com foco nas mudanças climáticas e na sustentabilidade, a expectativa para o encontro de 2020 é que o Fórum aborde questões como os recentes desastres ambientais, incluindo as queimadas na Amazônia e os incêndios na Austrália, além da retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris.

Ausente em 2019, o presidente estadunidense Donald Trump confirmou presença no encontro, além da jovem ativista Greta Thumberg, indicada como personalidade do ano pela revista Times. Já o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, será representado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que irá acompanhado do secretário especial de Comércio Exterior, Marcos Troyjo. Outras personalidades brasileiras também estarão presentes, como o apresentador Luciano Huck e o governador de São Paulo, João Doria.

Cerca de 50 outros chefes de estado e líderes políticos estarão presentes, entre eles Emmanuel Macron (presidente da França), Angela Merkel (Chanceler Federal da Alemanha) e Boris Johnson (primeiro-ministro do Reino Unido e nome à frente do Brexit).

O Fórum Econômico Mundial de 2020 contará com sete reuniões, cada uma abordando um tema-chave da sustentabilidade:

  • Como salvar o planeta
  • Sociedade e futuro do trabalho
  • Tecnologia para o bem
  • Economias mais justas
  • Melhores negócios
  • Futuros saudáveis
  • Geopolítica mundial
Quer ter uma empresa reconhecida em sustentabilidade?

Escrito por Marcos Cardinalli

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?