Como ser uma empresa reconhecida em sustentabilidade?

Como ser uma empresa reconhecida em sustentabilidade?

No último dia 13 de setembro, o Dow Jones, indicador global de performance financeira, anunciou a lista das empresas líderes em sustentabilidade no mundo em 2019. As corporações que constam nesse índice – que é indexado à bolsa de Nova York – são classificadas como as companhias mais capazes de gerar valor a longo prazo a seus acionistas. Elas possuem, de acordo com o indicador, uma gestão de riscos associada a fatores econômicos, ambientais e sociais.

Os investidores têm dado grande importância ao índice do Dow Jones Sustainability, devido à preocupação cada vez mais crescente com um mundo mais sustentável. Recentemente, influentes investidores assinaram um manifesto cobrando ações corporativas contra o desmatamento e a favor da sustentabilidade, o que confirma a relevância do Dow Jones no mercado de ações. A performance financeira das empresas contempladas no índice está, assim, associada ao cumprimento de requisitos de sustentabilidade. A gestão dessas corporações incorpora todas as áreas da empresa em um novo modelo de fazer negócios, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Além do Dow Jones Sustainability, de repercussão mundial, há outros reconhecimentos às empresas líderes em sustentabilidade, como o Global Compact LEAD, promovido pelo Pacto Global da ONU, o ranking Global 100, realizado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate Knights, e, no Brasil, o Guia Exame de Sustentabilidade, que lista quais empresas brasileiras mais avançam na aplicação das metas globais de desenvolvimento sustentável.

Leia também: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Entre as empresas que compõem o índice de 2019 do Dow Jones destacam-se as brasileiras Cemig, Natura e Lojas Renner, única varejista nacional na lista – cujo planejamento estratégico de sustentabilidade foi elaborado e implantado com o apoio da consultoria Ideia Sustentável –, e que também foi destaque do setor no Guia Exame de Sustentabilidade de 2018. A companhia de fast fashion estabeleceu uma leitura própria sobre sustentabilidade, resumida no conceito de Moda Responsável, relacionado a uma moda que é rápida, mas com menos desperdício nos processos produtivos, mais ética e justa nas relações com fornecedores, mais eficiente, menos impactante ao meio ambiente, entre outras características. No ano passado, a companhia também lançou sua primeira coleção de jeans feito a partir de tecido reciclado, a ReJeans, um esforço na direção de atingir a meta de chegar a 80% de seus produtos feitos de forma mais sustentável até 2021.

Dicas para tornar sua empresa líder em sustentabilidade

O que todas as empresas que foram reconhecidas pelo Dow Jones Sustainability têm em comum?
Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e um dos principais especialista no tema, disse em artigo publicado há mais de 10 anos:

“Entre as empresas líderes mundiais, a pergunta ‘por que se deve incorporar a sustentabilidade nas estratégias de negócio’ parece já ter ficado na página anterior. Os desafios agora giram em torno de como, quando e com que intensidade se deve aproveitar as oportunidades geradas pela crescente valorização das preocupações socioambientais nos mercados”.

Saiba mais: Sustentabilidade é estratégia para vencer a crise
A consultoria Ideia Sustentável listou alguns tópicos – que defende há anos – essenciais para que uma corporação se torne uma empresa reconhecida em sustentabilidade, com seus valores inseridos de forma genuína no modelo de negócio.

  • Colocar a sustentabilidade no Planejamento Estratégico: a sustentabilidade não deve ser compreendida apenas como a realização de ações pontuais. Ela deve fazer parte da estratégia do negócio.
  • Envolver as lideranças: a presença de um líder pessoalmente comprometido e engajado com os valores da sustentabilidade pode acelerar o processo de inserção da sustentabilidade na cultura e no planejamento da empresa. A liderança envolvida também se torna uma multiplicadora dos valores da sustentabilidade.
  • Engajar os stakeholders: é necessário que todo o público envolvido com o negócio esteja engajado com a política de sustentabilidade da empresa, desde os funcionários e colaboradores até os acionistas, clientes, fornecedores e a comunidade onde a companhia atua. Ao ouvir e envolver os stakeholders, a empresa consegue identificar e responder melhor aos desafios e oportunidades de sustentabilidade, além de mapear ideias/práticas com potencial de diferenciação e de inovação.
  • Definir diretrizes, objetivos, metas e indicadores: a companhia precisa ter objetivos e metas claras, além de contar com uma política de sustentabilidade que oriente a tomada de decisão e indicadores que demonstrem a evolução da empresa no tema.

Sobre a Ideia Sustentável

A Ideia Sustentável possui mais de 20 anos de atuação em sustentabilidade, e já atendeu mais de 350 organizações.

Com base em metodologia própria, apoia empresas na inserção da sustentabilidade na estratégia, na gestão e na cultura organizacional. A consultoria também orienta seus clientes a definir diretrizes para Investimento Social Privado e no posicionamento de institutos e fundações. Além disso, a Ideia Sustentável desenvolve e aplica treinamentos e soluções educacionais customizados para a formação de líderes e equipes mais sustentáveis e baseados em produção de conhecimento autoral. Já na área de conteúdos, produz conhecimento em sustentabilidade aplicável à realidade do negócio para apoiar organizações na identificação de tendências, pressões, riscos e oportunidades.

Escrito por Marcos Cardinalli

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?