Os 6 princípios da Plataforma Liderança com Valores

1. Superar o modelo baseado em ações, projetos e iniciativas pontuais de sustentabilidade, estabelecendo uma política de negócios ampla e abrangente, que altere a lógica de negócio no sentido de torná-lo mais sustentável, que minimize ou elimine todos os impactos socioambientais de suas atividades, que trate a sustentabilidade a partir da ótica da oportunidade, que incentive a inovação em processos e produtos e que oriente o dia a dia de estagiários, trainees, funcionários, colaboradores, fornecedores e parceiros.

2. Cuidar para que a sustentabilidade esteja inserida no planejamento estratégico, integrando a missão, a visão, os valores, os objetivos, os compromissos, as estratégias e as metas de todos os funcionários. Preferencialmente, condicionar a remuneração variável e a progressão na carreira aos resultados sociais e ambientais.

3. No esforço de estabelecer uma política de sustentabilidade e de inserir o conceito no planejamento estratégico, os principais líderes da empresa devem lançar mão de estratégias de escuta ativa dos seus públicos de interesse, definindo em sistema de colaboração com funcionários, fornecedores, parceiros, comunidades e clientes não apenas os grandes temas de sustentabilidade incidentes sobre o seu negócio, mas também, as medidas necessárias para construir soluções viáveis e efetivas.

4. Desenvolver cultura organizacional favorável ao conceito de sustentabilidade, estimulando melhores práticas e valorizando soluções inovadoras que possibilitem à empresa minimizar ou eliminar os seus impactos socioambientais.

5. Educar seus líderes permanentemente, para que saibam compreender e valorizar a noção de interdependência entre os sistemas econômico, social e ambiental, partindo dos pressupostos de que tudo e todos estamos interligados e de que os interesses de lucro não podem agir contra os interesses da sociedade e do planeta. Educar líderes com valores que sejam capazes de pautar suas escolhas e decisões pelo respeito ao meio ambiente, ao outro e à diversidade, pela ética altruísta e pela transparência na relação com todos os públicos de interesse. Educar todos os seus públicos de interesse para que sejam capazes de perceber o valor da sustentabilidade.

6. Ter em conta que o desafio na construção de um modelo mais sustentável de negócio é uma tarefa indelegável de líderes. De tal modo que o tema deve ser instrumento de orientação na tomada de decisões do presidente e da alta direção.

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