Um aplicativo por dia

Um aplicativo por dia

Por Alex Johnson e Anna Simpson

O crescimento de aplicativos móveis – ou apps – prova que a tecnologia pode transformar coisas básicas em nosso dia a dia, como aquecer as casas, ir ao trabalho, passear com o cachorro ou fazer compras no mercado.

Ambientalistas e empreendedores sociais estão rapidamente descobrindo o potencial desses softwares inteligentes. Você pode até não achar muito inspirador dividir os transportes públicos com alguns destes ‘pioneiros’, absortos em seus fones de ouvido e cujos dedos deslizam sem parar pelas touchscreens. Mas – acredite – longe de uma simples distração, eles podem estar ocupados em preservar frágeis ecossistemas dos quais dependemos ou monitorar o consumo de energia.

Conheça alguns dos aplicativos que estão ajudando pessoas a viver de forma mais responsável (a maioria dos aplicativos está disponível gratuitamente – ou a valores máximos de até US$ 6 -, sobretudo nos Estados Unidos e alguns países da Europa, para plataformas operacionais Apple ou Android).

Os gastronômicos

Seasons – possui GPS e sugere alimentos regionais e sazonais como frutas e verduras que já estejam prontas para o consumo. Também indica a localidade dos agricultores mais próximos.

Boskoi – mapeia a localização de frutas e ervas, além de apontar o que não se deve levar. Usuários do aplicativo compartilham informações e conhecimento sobre os produtos que encontram.

Barcoo – permite digitalizar códigos de barras em um supermercado, por exemplo, levando o consumidor a refletir sobre a origem dos alimentos que consome.

Os viajantes e andarilhos

Avego – é um aplicativo em tempo real de compartilhamento de rotas que permite aos motoristas e viajantes se cruzarem pelo caminho. O sistema é gratuito e lucrativo para os motoristas, pois o pagamento do transporte é debitado automaticamente da conta do caronista assim que ele sai do carro.

greenMeter – mede a taxa de aceleração e velocidade do carro de acordo com o combustível utilizado, aerodinâmica do veículo e o clima, oferencendo feedback em tempo real de seu desempenho.

A Glass of Water – um copo virtual cheio de água, ocupando a tela do smartphone, obriga o motorista a dirigir de forma mais cautelosa – e econômica – se não quiser “derramá-la”.

Walk It! – transforma o smartphone em um pedômetro (medidor de passos), calculando o ritmo e mantendo um registro da distância da caminhada.

Os consultores verdes

TreeID –  responde a simples questões sobre cascas, folhas, frutos e localização, que ajudam a associar uma árvore ao nome.

Tree Spacing Calculator – indicado para silvicultores decidirem qual a melhor forma de preparar o pomar com base na irrigação, qualidade do solo, número da árvore e altura.

A Real Tree – em parceria com as organizações Sustainable Harvest International, Trees For The Future e UNEP Billion Tree Campaign, o aplicativo contribui para projetos de  reflorestamento e educação florestal ao redor do mundo.

Os “donos de casa”

PassivEnergy – permite monitoramento e controle de temperatura da casa onde quer se esteja. A poucos metros de distância, o aplicativo possibilita efetuar comandos, via celular, como aquecer a água de uma chaleira, por exemplo.

Control4 – faz o mesmo com água, iluminação, música, fechaduras e alarmes. Pode-se programar o acionamento automático de torneiras, de acordo com a disponibilidade local, ou o termostato para responder à temperatura externa.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?