Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica

21 de agosto de 2012

Compartilhe:

A Fundação SOS Mata Atlântica e a Conservação Internacional (CI – Brasil) anunciaram os proprietários que serão beneficiados pelo XI Edital do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica.

Em São Paulo, foram selecionados quatro projetos, que beneficiarão cinco propriedades. Dois deles viabilizarão a criação de uma reserva particular e outros dois terão foco na elaboração de planos de manejo, que permitirão a gestão adequada de três reservas já existentes e definirão a forma como que elas serão utilizadas. Os projetos, somados, protegerão 364 hectares da Mata Atlântica.

Para os irmãos David e Daniel Timóteo Leite, proprietários da futura RPPN Cachoeira do Bugre, em São Pedro de Toledo (SP), sem o apoio do programa não seria possível completar a criação da reserva. “É muito importante para que possamos levar adiante um projeto desta magnitude. Com certeza, não teríamos condições de realizar plenamente somente com os nossos recursos. Pretendemos utilizar a reserva para promover o interesse pela preservação da biodiversidade e das riquezas naturais, que nessa região são muito abundantes. Neste espaço existem várias nascentes que, se não forem cuidadas, poderão desaparecer”, afirma David.

Mata Atlântica protegida

O XI Edital do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica conta com recursos do Bradesco Capitalização, Bradesco Cartões e com a parceria da The Nature Conservancy (TNC). Além de São Paulo, outros sete estados (BA, ES, MG, PR, RS, SC e SE) terão projetos beneficiados pelo edital, num total de R$ 400 mil destinados a 34 propriedades.

Dos projetos selecionados, nove receberão recursos para a criação de 12 novas RPPNs, totalizando 1.080,13 hectares. Outras 20 RPPNs, que somam um total de 2.645,42 hectares serão beneficiadas para a elaboração de planos de manejo. Além disso, duas RPPNs, que juntas chegam a 135 hectares, receberão recursos para projetos de georreferenciamento, que servem para a adequação do processo de reconhecimento da reserva à legislação atual (Decreto 5.746/2006). Ao todo, as reservas abrangem mais de 3.860 hectares do bioma.

Para Mariana Machado, coordenadora do Programa, o resultado do edital foi bastante positivo, pois proporcionará a conservação em diferentes áreas relevantes para a biodiversidade da Mata Atlântica. “Muitos proprietários têm a iniciativa de conservar áreas de mata nativa, porém ainda são poucos os incentivos e apoios voltados à implantação de reservas privadas. Dessa forma, o Programa tem papel fundamental no fortalecimento das RPPNs na Mata Atlântica”, destaca.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?