INOVAÇÃO – Corinthians e Palmeiras unidos pelo meio ambiente

INOVAÇÃO – Corinthians e Palmeiras unidos pelo meio ambiente

Dois dos maiores rivais do futebol brasileiro se uniram pela preservação do meio ambiente. A Sociedade Esportiva Palmeiras se juntou ao Sport Club Corinthians Paulista no projeto Jogando pelo Meio Ambiente, iniciativa inédita no Brasil lançada em 2010 pelo Banco Cruzeiro do Sul, cujo objetivo é promover a responsabilidade socioambiental junto às grandes massas por meio do futebol.
Cada time terá um embaixador próprio que será o responsável por difundir o Jogando pelo Meio Ambiente junto aos demais jogadores e torcedores. Pelo Corinthians, será o goleiro Júlio César, que substituirá o ex-capitão e jogador William, representante do timão em 2010. Já pelo Palmeiras, a função ficará para Deola.
Na entrevista coletiva que selou a parceria entre os dois clubes, Deola fez uma proposta, aceita rapidamente por todos os parceiros do projeto (Corinthians, Banco Cruzeiro do Sul, Nova Estratégia e Instituto Ecoar): nos jogos de Corinthians e Palmeiras, caso os goleiros não sofram gols em suas respectivas partidas, mais 200 árvores serão plantadas (100 para cada jogo).
Os goleiros combinaram também que, após o fim da temporada, o time que marcar o menor número de gols e, por consequência, plantar o menor número de árvores, terá de fazer uma doação de cestas básicas. A quantidade, que será ainda definida, já terá o seu número dobrado automaticamente, como contou Fábio Rocha Amaral, membro do conselho administrativo do Banco Cruzeiro do Sul.
Para o palmeirense Deola, participar ativamente de um projeto que tem um objetivo tão grandioso é um prazer. “A responsabilidade ambiental hoje é algo que precisa estar presente no dia a dia de toda a população. Não existe sustentabilidade sem o engajamento de todos. Espero defender mais pênaltis daqui para frente”, diz Deola.
Apesar de rivais dentro do campo, o goleirão corintiano concorda com Deola. “O futebol é um esporte que atrai multidões. Dar alegria a esse público e ainda ajudar a difundir a responsabilidade ambiental é muito legal”, observa Julio César, que ainda brinca: “bem que os atacantes adversários poderiam colaborar chutando todos os pênaltis na minha mão. Vou conversar com eles e até convidá-los para plantar algumas árvores”.
No ano passado, a regra era simples: cada jogo do Corinthians valia 100 árvores e cada gol, mais 100. Como em time que está vencendo não se mexe, a regra será mantida para 2011, mas agora passa a valer também para o Palmeiras.
Ainda para este ano, o Jogando pelo Meio Ambiente promoverá uma série de novidades. Uma delas é o Campeão do Meio Ambiente, que funcionará da seguinte forma: caso Palmeiras ou Corinthians sejam campeões de algum torneio, o projeto fará um plantio bônus (Escala de plantações: Campeonato Paulista – 1000 árvores; Copa Sul-Americana: 3000; Brasileirão: 3000).
Outra ação é o Pênalti Sustentável, em que defender um pênalti vale até mais do que marcar um gol e resultará no plantio de 200 árvores. Também ocorrerão distribuições de prêmio e gincanas educacionais com as torcidas dos dois clubes.
Outra novidade importante é que o Jogando pelo Meio Ambiente fechou uma parceria com a Cooperpac, cooperativa de catadores de papel localizada no bairro do Grajaú, em São Paulo.
Todos os resultados e novidades do projeto podem ser visualizados no novo site www.jogandopelomeioambiente.com.br, que agora está dividido em duas partes, permitindo que o internauta acesse um conteúdo específico e diferenciado de acordo com as informações de cada time no projeto. Além disso, estreia o twitter @jogandoPMA, que será um espaço de interação do projeto com torcedores e jogadores.
O Jogando pelo Meio Ambiente estará presente também na TV Corinthians, com programas de cunho educativo, ambiental e esportivo.
De acordo Fábio Rocha Amaral, membro do conselho administrativo do Banco Cruzeiro do Sul, a entrada de um segundo grande clube brasileiro comprova o sucesso do Jogando pelo Meio Ambiente. “É muito gratificante ver que o projeto está ganhando força. No ano passado foram plantadas 23 mil árvores. Agora, com mais um clube, a expectativa é dobrar esse número. Sem dúvida estamos no caminho certo e o Planeta agradece”, comemora o executivo.
Para Luiz Flávio Guimarães, diretor de planejamento da Nova Estratégia, agência idealizadora do Jogando pelo Meio Ambiente, reunir dois dos maiores clubes de São Paulo e do Brasil em uma ação ambiental é um fato histórico. “Sem dúvida é a comprovação da grandiosidade e da credibilidade do projeto”, observa Guimarães.
Rubens Reis, diretor de marketing do Palmeiras, vê com bons olhos a parceria. “No Brasil, o futebol funciona como um canal direto com toda a população, independentemente de classe social, religião ou etnia. Então, ao participar do projeto, o Palmeiras também dá sua contribuição para melhorar o meio ambiente em que está inserido”, completa Reis.
O dirigente alviverde ainda enalteceu a importância da parceria com o Corinthians como forma de mostrar que existe rivalidade sim, mas que apenas dentro de campo, pois fora todos devem trabalhar juntos pela paz e um mundo melhor. “Palmeiras e Corinthians unidos pelo Meio Ambiente só comprovam isso”, conclui.
Veterano do Jogando pelo Meio Ambiente, o Corinthians também vê de forma positiva a entrada do principal rival. “Trata-se de um projeto inédito no Brasil e no mundo. Ficamos muito satisfeitos com o resultado até aqui e sem dúvida vamos continuar por este caminho. Aproveitamos para dar as boas-vindas ao Palmeiras. Certamente, juntos teremos ainda mais força para criar um futuro melhor para o planeta”, afirma Luís Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians.  Em 2010, os gols da equipe de Parque São Jorge e a carboneutralização das emissões dos jogos do timão resultaram em 23 mil mudas de árvores plantadas na Reserva Florestal Corinthians Banco Cruzeiro do Sul, em Salto de Pirapora.
Sobre o Banco Cruzeiro do Sul
O Banco Cruzeiro do Sul é um banco múltiplo privado que opera principalmente no mercado de crédito pessoal com desconto em folha de pagamento para funcionários públicos e pensionistas do INSS. Atua também no segmento de crédito para empresas de pequeno e médio porte (middle market), oferecendo crédito de curto prazo, usualmente atrelado a recebíveis.
www.bcsul.com.br
Sobre o Palmeiras
No dia 26 de agosto de 1914, nascia o Palestra Itália. Esta caminhada, do Palestra ao Palmeiras de hoje, foi feita em meio a muitas dificuldades, lutas e coragem. Alguns capítulos: a conquista do campeonato organizado pela FIFA em 1951, no Rio, quando o Palmeiras se consagra campeão mundial de futebol. Mais de um milhão de pessoas festejam o título nas ruas de São Paulo. A nação estava redimida do fracasso da Copa. Jamais um time de futebol reuniu em sua volta tantos torcedores de tantas cores: alviverdes, alvinegros, alvirrubros e tricolores. História que ainda reserva fatos dramáticos, como o emblemático ano de 1942, quando uma lei obrigou o clube a mudar de nome; o advento das duas Academias de Futebol nos anos 60 e 70; a grandeza de Ademir da Guia, um dos maiores jogadores de todos os tempos; e a Libertadores, em 1999. Por tudo isso, o Palmeiras é muito mais. Ser palmeirense é fazer parte de uma linda história de amor e paixão.
http://www.palmeiras.com.br
Sobre o Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado em 1º de setembro de 1910 e desde então passou a figurar entre as principais equipes de futebol nos cenários nacional e internacional. Suas conquistas incluem títulos estaduais, nacionais e o primeiro mundial de clubes organizado pela FIFA. Grandes nomes do futebol passaram pelo Corinthians, como Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gilmar, Rivelino, Sócrates, Biro-Biro, Casagrande, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, Ronaldo e Tevez, entre outros, que são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela Fiel Torcida.
www.corinthians.com.br
Sobre a Nova Estratégia
A Nova Estratégia é um agencia de marketing que cria projetos que abraçam uma causa, como o combate ao aquecimento global. Com foco no planejamento de ações inovadoras como o Projeto Jogando pelo Meio Ambiente, a agência nasceu da experiência de seus sócios em diversos projetos de comunicação e marketing. André Gomes e Luiz Flávio Guimarães desenvolveram estratégias de comunicação para governos e empresas privadas com interesse na responsabilidade ambiental. O trabalho da agência também está presente em outros projetos ligados ao meio ambiente, como a concepção e a estruturação da Fundação Amazonas Sustentável junto ao Governo do Amazonas e a criação do projeto Descobrindo o Meio Ambiente, série de quatro livros paradidáticos sobre educação ambiental destinada a crianças de 1ª à 4ª séries do ensino fundamental de todas as escolas públicas estaduais de São Paulo.
www.novaestrategia.com
Sobre o Instituto Ecoar
Atuante há 18 anos em questões ambientais relacionadas ao aquecimento global, a entidade desenvolve uma série de programas de educação ambiental para sustentabilidade, projetos de florestas, recursos hídricos e desenvolvimento de locais sustentáveis. Fundado por um grupo de ambientalistas e pesquisadores após a ECO-92 e o Fórum Global, o Ecoar atua em todo o território nacional, sendo responsável pela implementação de mais de 70 projetos socioambientais e pela promoção de centenas de cursos e oficinas.
www.ecoar.org.br
Mais informações para imprensa:
CDN Comunicação Corporativa
Fernanda Martello
11 3643.2951 / [email protected]
Marcos Michelini
11 3643.2798 / [email protected]
Rodrigo Garutti
11 3643.2737 / [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?