INICIATIVA – Projeto mobiliza comunidades no combate ao álcool para menores de idade

19 de novembro de 2012

Compartilhe:

A Ação Comunitária, organização que faz parte do Jovens de Responsa, um programa criado pela Ambev para inibir o consumo de álcool por menores de 18 anos, realiza o Projeto de Intervenção. Jovens da ONG desenvolvem atividades de mobilização através de atividades como: passeatas, vídeo documentário, peças teatrais, apresentações musicais, entre outras.

No Projeto, os jovens se unem em grupos e saem pelas comunidades em que residem, sempre na supervisão de um educador da Ação Comunitária, mapeando os principais pontos (bares, escolas, avenidas, centros esportivos e lazer) que sejam interessantes para a realização das ações de intervenção. O objetivo é mobilizar uma discussão sobre os riscos de consumir bebida alcoólica antes dos 18 anos e, então, atuar de forma preventiva.

“Em cada projeto apresentamos um diagnóstico do consumo de álcool local para propor uma reflexão sobre o tema e gerar novas possibilidades de mudança de hábitos”, explica Ana Carla Souza, Coordenadora do Programa.

Após a realização dos Projetos de Intervenção, todas as comunidades se reúnem em um Seminário para apresentar os resultados obtidos e o impacto causado na região, no dia 30 de novembro, sexta-feira, às 09h, no CEU Campo Limpo.

Calendário das atividades do Projeto de Intervenção:

Percussão Graffitti: 26 de outubro de 2012
Vídeo Documentário: 27 de outubro de 2012
Peça Teatral: 07 de novembro de 2012
Passeata: 10 de novembro de 2012
Seminário: 30 de novembro de 2012 (Rua Carlos Lacerda, 678 – Campo Limpo – São Paulo)

Sobre a Ação Comunitária

Com 45 anos de fundação, a Ação Comunitária é uma ONG se dedica à inclusão e responsabilidade social de crianças e jovens de 0 a 29 anos em situação de alta vulnerabilidade social. Desenvolve Programas socioeducacionais em parceria com 30 organizações formalmente organizadas, oferecendo assessoria pedagógica, gerenciamento de atividades, formação de educadores sociais, desenvolvimento de líderes comunitários, articulação com as famílias e acompanhamento dos resultados dos programas por meio de um sistema próprio. Por ano, a Ação Comunitária contabiliza cerca de 6.300 atendimentos, atingindo mais de 11.200 pessoas. Para mais informações, acesse: www.acomunitaria.org.br.

Sobre a AMBEV e o consumo responsável

Desde a sua criação, há doze anos, a empresa organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início dos anos 2000, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas. De lá pra cá, o tema está presente em diversas ações da Ambev. Entre as iniciativas mais recentes estão os programas Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Jovens de Responsa.

O primeiro, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país. Já o Bar de Responsa é voltado para a conscientização dos donos dos estabelecimentos para estimulá-los a promover o consumo responsável – premiando aqueles que seguem as melhores práticas.

O Jovens de Responsa conta com a parceria de dezoito ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul e tem como intuito inibir o consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos nas comunidades onde as organizações atuam. Assim como encontrar iniciativas de prevenção simples e eficazes para serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais.

As ações da companhia no tema têm como ícone o + ID. Um movimento lançado pela Ambev para mobilizar os estabelecimentos comerciais e a sociedade em torno do tema. O objetivo é que onde o selo + ID estiver presente seja uma indicação de que naquele local se cumpre a legislação que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para os menores de idade.

Além desses programas, campanhas de conscientização, como o Motorista da Rodada, da Skol, e a “Regra é clara, menor de idade não pode beber”, da Brahma estrelada pelo ex-jogador Cafu, entre outras; doação de bafômetros ao poder público – já foram entregues mais de 90 mil aparelhos; apoio a pesquisas sobre o assunto; engajamento de seus funcionários no Dia de Responsa; organização de seminário para debater a questão; entre outros exemplos também fazem parte do conjunto de iniciativas realizadas pela Ambev.

Mais informações:

(11) 4332-9808 | (11) 7810-7520 | [email protected] | (11) 99211-7420

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?