Com foco em incentivar páginas web e aplicativos mais acessíveis, IBM lançou um novo toolkit de código aberto. A intenção é ajudar desenvolvedores com ferramentas e orientações necessárias para promoverem a acessibilidade em produtos digitais.
Dica de leitura: Diversidade é um imperativo no cenário pós-pandemia
Apesar da comodidade e facilidade que as ferramentas digitais oferecem ao público geral e às empresas, sobretudo no contexto de isolamento social devido à pandemia de covid-19, cerca de um bilhão de pessoas no mundo são prejudicadas com a falta de acessibilidade em plataformas, aplicativos e páginas da web, segundo dados do Global Accessibility Awareness Day (GAAD). Só na América Latina, 12,5% da população necessita de ferramentas acessíveis para poderem trabalhar, de acordo coma Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Já uma pesquisa divulgada em maio pelo Movimento Web para Todos e pela BigDataCorp apontam que apenas 0,74% dos sites brasileiros contam com recursos de acessibilidade digital.
“O momento é extremamente oportuno para lançarmos o estudo e conscientizarmos a sociedade sobre este grave problema de exclusão digital. Estamos há meses isolados em nossas casas por conta do novo coronavírus. A web, mais do que nunca, se tornou o nosso principal meio de comunicação com o mundo externo: para comprar, fazer reuniões virtuais, se informar, estudar e se divertir. Esses resultados evidenciam ainda mais o isolamento que esta grande parcela da população enfrenta todos os dias de suas vidas”, reflete Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos.
O toolkit lançado pela IBM é composto por dois pacotes de desenvolvimento. O primeiro, chamado IBM Equal Access Toolkit, consiste em um conjunto de orientações e guias sobre acessibilidade, enquanto o segundo, o Accessibility Checker, contém ferramentas abertas de automação.
As ferramentas ajudam os desenvolvedores entenderem, em questões de acessibilidade, o que é necessário em cada etapa do projeto, seja no planejamento e desenho e até no lançamento do produto, e também garante que todos os profissionais envolvidos sejam responsáveis pela acessibilidade.
“O toolkit permite às equipes de produto criar ferramentas acessíveis sem precisar de um expert em acessibilidade ou educação formal. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores podem completar o que precisam à medida que avançam seus projetos, sem perder a continuidade”, informa a IBM em comunicado para a imprensa.
Além da disponibilização do toolkit, a IBM é uma empresa reconhecida por apoiar e promover a inclusão de pessoas com deficiência, e já recebeu o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) do Governo do Estado de São Paulo.
Veja também: A superação de uma PCD para adaptar-se ao mercado
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.