Encontro discute medidas para fim dos lixões no Brasil

26 de maio de 2014

Compartilhe:
Encontro discute medidas para fim dos lixões no Brasil - Ideia Sustentável

As responsabilidades e os deveres de cada um na cadeia de fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e governo, com respeito à aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, será um dos temas a ser debatido no próximo dia 28, quarta-feira, em evento promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, está entre os convidados que irão compor a mesa e abordará o cenário, sobretudo, na capital paulistana. A abertura contará com palestras do presidente do Conselho de Sustentabilidade da Entidade, José Goldemberg, e do diretor de conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour. A seguir, haverá rodada de apresentações e debates.

Entre os nomes estão a promotora de Justiça e assessora do Núcleo do Meio Ambiente do CAO Cível, Tatiana Barretto; o diretor-executivo do programa Jogue Limpo, do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Ezio Antunes; e o vice-presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), Lauro Moretto.

“O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que prevê o máximo de reaproveitamento de resíduos e o descarte somente daquilo que é realmente considerado rejeito, será um dos pontos fortes discutidos no seminário. O objetivo é diminuir cada vez mais o volume do que é destinado aos aterros sanitários. Essa é uma das principais metas da legislação”, comenta José Goldemberg.

O evento, que acontecerá no próximo dia 28, às 9h, trará, ainda, uma análise dos palestrantes sobre como as cidades brasileiras estão se articulando para cumprir o prazo, que se encerra no dia 2 de agosto de 2014, para o fim dos lixões e, após as apresentações, a discussão será aberta ao público, em sua maioria, profissionais ligados ao setor.

Na ocasião, será realizado, também, o lançamento da cartilha Resíduos Sólidos, Logística Reversa: o que o empresário do comércio e serviços precisa saber e fazer. Desenvolvido pela FecomercioSP, o material traz definições fundamentais sobre o processo de logística reversa em vários setores – como embalagens, medicamentos, lâmpadas, pilhas e baterias, entre vários outros – e quais procedimentos e instrumentos necessários para sua aplicação.

Serviço:

O quê: “Soluções para o lixo: você, sua empresa e sua cidade estão preparados para cumprir a nova lei de resíduos sólidos?”
Onde: FecomerioSP – Rua Dr. Plínio Barreto, nº 285, bairro Bela Vista – São Paulo
Quando: 28/5/2014, das 9h às 12h45
Mais informações:
[email protected]

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 155 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por 11% do PIB paulista – cerca de 4% do PIB brasileiro – e gera cerca de cinco milhões de empregos.

Sobre o Conselho de Sustentabilidade

Presidido pelo professor José Goldemberg, doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo (USP), o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP foi criado para difundir e valorizar ações e projetos em prol da melhoria da qualidade de vida no País. Para isso, tem como principais objetivos incentivar a inserção do conceito de sustentabilidade na gestão empresarial e promover parcerias entre governo, setor privado e cidadãos em busca de soluções para problemas – sobretudo de cunho socioambiental -, bem como promover ações para o consumo consciente e responsável.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?