Bayer lança programa para recompensar agricultores sustentáveis

Bayer lança programa para recompensar agricultores sustentáveis

Em parceria com a Embrapa no Brasil, a Bayer lançou um programa para recompensar agricultores que gerarem créditos de carbono a partir de práticas agrícolas sustentáveis. Intitulado Iniciativa Carbono Bayer, o projeto utiliza uma metodologia de mensuração da captura de carbono, baseada em dados científicos e anos de pesquisa.

A iniciativa, que tem como uma de suas metas reduzir 30% das emissões do setor, envolverá aproximadamente 1.200 agricultores no Brasil e nos Estados Unidos, e todos receberão assistência da empresa para a implementação de práticas sustentáveis com foco em produtividade com baixo impacto climático. No Brasil, foram selecionados cerca de 500 produtores rurais, de 14 estados brasileiros, que possuem cultivos principalmente de soja e milho, culturas que devem aumentar sua produção em 27% em 10 anos, conforme o estudo do Ministério da Agricultura.

Saiba mais: Mercado de Carbono gera oportunidades para agricultura sustentável

Segundo Eduardo Bastos, o aumento da produção agrícola e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa não são, necessariamente, fatores antagônicos. Bastos é uma das lideranças que têm discutido com o Governo a criação de um mercado de carbono no Brasil. Para ele, no caso da agricultura, o setor representa uma grande oportunidade para a geração de crédito de carbono e pode atrair investimentos para o desenvolvimento sustentável do país. E por acreditar nesse potencial, a própria Bayer tem investido em inovação para o setor.

De acordo com Eduardo Bastos, para participar da iniciativa foram selecionados produtores sem nenhum tipo de problema socioambiental, como trabalhos análogos à escravidão ou desmatamento de áreas de preservação ambiental. E todos têm demonstrado interesse em melhorar suas práticas agrícolas, contribuindo com a sustentabilidade do país e com a reputação do agronegócio.

“Quando falamos de conhecimento em sustentabilidade no campo, algumas práticas são até milenares, como a rotação de cultura para preservar o solo. E é nosso objetivo incentivar essas boas práticas, como o uso racional de agrotóxico, a melhoria na gestão de pragas, o plantio direto, a preservação ambiental no entorno e a própria rotação de culturas. Sobre as mudanças climáticas, o produtor entende muito bem como afeta negativamente a microrrealidade na qual está inserido, e também por isso o interesse na iniciativa tem sido bastante alto”, comenta.

Segundo Eduardo, além do incentivo a boas práticas para uma agricultura sustentável, que inclui a captação de carbono, a iniciativa quer promover a digitalização de dados, para que se possa contribuir com gestão de conhecimento e mensuração dos resultados, além de outros benefícios como rastrear pontos de desmatamento e, também, conectar os produtores que geram crédito de carbono a esse mercado em desenvolvimento.

Os agricultores participantes desse programa liderado pela Bayer também são usuários da plataforma digital Climate FieldView. De acordo com a empresa, a ferramenta tem papel importante nas medições e implementação do programa. A iniciativa já está em início para a safra 2020/2021, em cerca de 60.000 hectares. O investimento estimado no Brasil é de cerca de 5 milhões de euros ao longo de três anos.

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