Marcio Coelho | Johnson & Johnson: Como engajar colaboradores para exercitarem a ética

13 de dezembro de 2016

Compartilhe:
Marcio Coelho | Johnson & Johnson: Como engajar colaboradores para exercitarem a ética - Ideia Sustentável

Em sua vídeo-palestra na Plataforma Liderança com Valores, Marcio Coelho, presidente de Medical Devices da Johnson & Johnson Brasil, conta como o código de ética da empresa influencia nas decisões da companhia e orienta seus públicos de relacionamento a exercitarem a ética.

Como líder mundial na produção de bens de consumo, a Johnson & Johnson percebeu, há muitos anos, que precisava adotar práticas e ações baseadas na ética para que a companhia se desenvolvesse e prosperasse. Em 1943, o Robert Wood Johnson II, filho do fundador da companhia, publicou a primeira versão do Credo da empresa, no qual definia algumas responsabilidades da empresa com relação a funcionários, clientes e fornecedores. Hoje, é considerado um dos códigos de ética empresarial mais antigos do mundo.

O Credo da Johnson divide-se em quatro “parágrafos”: o primeiro deles trata do compromisso com o bem-estar dos pacientes, profissionais da saúde e as famílias dos pacientes; o segundo, da preocupação com os associados, pois merecem ter um ambiente de trabalho saudável.

Saiba mais: O que saúde tem a ver com sustentabilidade?

O terceiro explica o compromisso da empresa com a sociedade em geral, tocando em temas como o cuidado com o meio-ambiente e desenvolvimento de boas relações com as comunidades do entorno das operações da empresa. Por fim, o último parágrafo afirma que, se a empresa cumprir todas as premissas estabelecidas no Credo, os sócios terão direito a uma remuneração adequada.

Para Marcio Coelho, uma conduta empresarial ética reconhecida pela sociedade se tornou um diferencial de reputação e, portanto, uma vantagem competitiva de mercado, pois assegura a fidelidade dos clientes e aumenta a confiança de investidores na solidez da companhia. No entanto, a equação ideal acontece quando os valores do Credo passam a se disseminar também entre os públicos externos à organização, incentivando-os, também, a exercitarem a ética.

“Todos nós deveríamos seguir o Credo, para que nossa vida não passe em branco. Queremos ter um saldo positivo”.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?