Índice de Sustentabilidade Empresarial aponta as corporações mais comprometidas com o desenvolvimento sustentável na bolsa de valores

7 de janeiro de 2020

Compartilhe:
Índice de Sustentabilidade Empresarial aponta as corporações mais comprometidas com o desenvolvimento sustentável na bolsa de valores - Ideia Sustentável

A cada ano, a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, seleciona empresas reconhecidas em boas práticas de sustentabilidade para integrarem a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para a carteira de 2020, foram 30 empresas escolhidas, dentre as quais se destacam parceiras e clientes da Ideia Sustentável. As empresas que compõem o ISE 2020 são: AES Tietê, B2W, Banco do Brasil, Bradesco, Braskem, BRF, CCR, Cemig, Cielo, Copel, Duratex, Ecorodovias, EDP, Eletrobras, Engie, Fleury, Itaú Unibanco, Itaúsa, Klabin, Light, Lojas Americanas, Lojas Renner, Movida, MRV, Natura, Petrobrás Distribuidora, Santander, Telefônica, TIM e Weg.

Leia também: Empresas patrocinadoras da PLV integram Índice de Sustentabilidade Empresarial

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (IES)?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial é um ranking que analisa a performance de empresas listadas na bolsa de valores brasileira sob a ótica da sustentabilidade corporativa. Pioneira na América Latina, o ISE busca criar um ambiente de investimento compatível com as novas demandas da sociedade contemporânea, estimulando a responsabilidade ética das corporações por meio de boas práticas empresariais. Ele oferece aos investidores opções de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e sustentabilidade empresarial.

De acordo com a B3, o ISE é uma ferramenta de análise comparativa da performance das empresas listadas na bolsa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseando-se em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. O índice também auxilia no entendimento sobre empresas comprometidas com a sustentabilidade, que apresentam valores como qualidade, equidade, transparência, além do desempenho nas dimensões econômica, social e ambiental.

Foi criado em 2005 pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em parceria com entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais, além da Fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e Ministério do Meio Ambiente. O ISE foi financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial. A B3 ficou responsável pelo cálculo e gestão técnica do ISE.

A nova demanda dos investidores

A partir do entendimento que um desenvolvimento econômico eficaz está diretamente relacionado ao bem-estar da sociedade e à preservação dos ecossistemas e recursos naturais, tornou-se uma tendência mundial dos investidores buscarem empresas sustentáveis e socialmente responsáveis para aplicarem seus recursos financeiros. Recentemente, 230 influentes investidores assinaram um manifesto pedindo ações corporativas contra o desmatamento e pelo desenvolvimento sustentável. Somente esses investidores representam cerca de 16,2 trilhões de dólares em ativos.

Alguns dias antes desse manifesto, 181 CEOs de grandes empresas americanas assumiram um compromisso público com todos os seus stakeholders e a favor da sustentabilidade. Entre eles estava Larry Fink, CEO da BlakRock, a maior gestora de recursos do mundo. Larry Fink ficou reconhecido pela carta que enviou, em 2018, aos CEOs das companhias que recebem investimento da BalckRock, afirmando que para continuar recebendo recursos essas companhias devem entregar, além da performance financeira, contribuições positivas para a sociedade. Saiba mais: BlackRock estimula a criação de valor a longo prazo entre seus stakeholders

“Entre as empresas líderes mundiais, a pergunta ‘por que se deve incorporar a sustentabilidade nas estratégias de negócio’ parece já ter ficado na página anterior. Os desafios agora giram em torno de como, quando e com que intensidade se deve aproveitar as oportunidades geradas pela crescente valorização das preocupações socioambientais nos mercados”, afirma o consultor Ricardo Voltolini, um dos principais especialistas em sustentabilidade empresarial do Brasil.

Além do ISE, há outros índices de sustentabilidade no mercado de investimentos, como o Dow Jones, importante indicador global de performance financeira indexado à bolsa de Nova York. O Dow Jones indica as empresas líderes em sustentabilidade no mundo, classificadas como as companhias mais capazes de gerar valor a longo prazo a seus acionistas.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?