Mapeando a Amazônia

Mapeando a Amazônia


A autora Carmem Carril, traz em Cultura Tecnológica sustentável – Estudo de Caso do Projeto Cognitus na Petrobras, um relato detalhado do projeto que é vertente tecnológica do Piatam (Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás na Amazônia).
Cognitus foi criado para se procurar uma solução tecnológica para o monitoramento e proteção dos eco-sistemas da região. O estudo ajuda a entender como as pessoas estão enfrentando o paradigma de explorar economicamente a Amazônia sem devastá-la. Além de ser uma das regiões de maior complexidade ambiental do planeta, com a maior floresta tropical do mundo com uma biodiversidade sem tamanho e que ajuda a manter o equilíbrio da terra, também se encontram lá reservas de gás natural, petróleo – a maior província petrolífera terrestre do país –, manganês, estanho, ouro e muitos outros materiais.
Não é o fato de não existir tecnologias que já fazem isso, mas a Petrobrás, financiadora do projeto, se viu na necessidade de procurar novas tecnologias de monitoramento para manter uma gestão ambiental eficaz.
Um exemplo concreto é o Robô Ambiental Híbrido, apelidado de Chico Mendes, desenvolvido para monitorar os dutos que atravessam a região amazônica.
Cultura Tecnológica Sustentável – Estudo dde Caso do Projeto Cognitus na Petrobas
Editora Anhembi Morumbi
141 páginas
R$ 33,00
www.editoraanhembi.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?