CERTIFICAÇÃO – Serviços ambientais

28 de outubro de 2009

Compartilhe:

Certificação propõe modelo de gestão que busca o equíbrio com os ecossistemas
As empresas começam a compreender que os negócios mantém complexas interações com os ecossistemas, uma vez que dependem de uma série de serviços ambientais, assim como os impactam. Atenta a essa tendência, a Posigraf, indústria gráfica pertencente ao Grupo Positivo, de Curitiba (PR), integra a LIFE, sigla em inglês de Lasting Initiative For Earth (Iniciativa Duradoura pela Terra), que gerenciará uma certificação de mesmo nome, destinada à conservação da biodiversidade. Com isso, a empresa paranaense busca um novo padrão de gestão ambiental e excelência em responsabilidade corporativa, podendo assim participar de processos de implantação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN); apoiar a implementação de Unidades de Conservação públicas (parques e reservas biológicas); além de trabalhos de combate às espécies invasoras ou de proteção de espécies ameaçadas, entre uma grande variedade de possibilidades.
Segundo Giem Guimarães, diretor-geral da Posigraf, o caráter de diferenciação desta certificação para as outras é o tratamento dado à questão da biodiversidade e a forma de mensurar seus ativos. “É uma certificação guarda-chuva, que engloba tudo o que as demais normas ambientais abordam, com a vantagem de ser a única que consegue destacar a questão da biodiversidade. Como é possível medir se determinada organização ou empresa está ou não fazendo algo em prol da biodiversidade?”, questiona.
Para responder a essa pergunta, a empresa elaborou uma metodologia com o apoio de profissionais de diversas áreas, e garante que as certificações são ferramentas de diferenciação e legitimação de práticas empresariais modernas.
Além do Instituto Life, o programa conta com a parceria da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), da qual Giem é presidente do conselho, a Fundação Avina e a Fundação Boticário.
Outras ações
A Posigraf foi a primeira gráfica brasileira a obter a certificação ISO 14001 (2000), além da cadeia de custódia de certificação de proveniência de papel FSC (2007) e a PEFC/Cerflor (2008), que atestam a origem da madeira utilizada nos produtos da empresa. No setor gráfico, ela também é pioneira ao compensar as emissões de dióxido de carbono de seus impressos através de um projeto de preservação de florestas com araucária em extinção, iniciado em 2003, realizado em conjunto com o Grupo Positivo.
Dentre outras iniciativas da Posigraf, para o seu desenvolvimento sustentável, destacam-se: programa de redução de emissão de gases na atmosfera e de tratamento de resíduos; ações de redução de desperdício de papel; campanha de redução no uso de utilidades como, por exemplo, a energia elétrica e, ainda, apoio ao Projeto de Conservação e Educação Ambiental da Mata do Uru, desenvolvido pelo Grupo Positivo e entidades locais. Desta forma, a Posigraf será auditada pelo Instituto Life já contando com um histórico de projetos consolidados e inéditos no setor em que atua.
Certificação – Além da Posigraf, o Instituto LIFE começa sua atuação ao implantar a Certificação LIFE em mais duas empresas brasileiras: O Boticário – a maior rede de franquias de cosméticos do mundo; e a MPX Energia (Bovespa: MPXE3; MPX), uma das três maiores companhias brasileiras de energia e atuação também no exterior. A organização participante será submetida a uma avaliação realizada por uma empresa auditora credenciada pelo LIFE. Neste processo, ela informa seu segmento de atuação, seu status legal ambiental e a existência ou não de um portfólio de certificações e de ações voluntárias em prol do meio  ambiente.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?