Cuidado com o marketing!

Cuidado com o marketing!

Embora cada vez mais haja produtos considerados sustentáveis sendo oferecidos nas prateleiras das grandes varejistas, uma nova pesquisa mostra que a grandemaioria desses produtos correm o risco de cometer o que uma empresa chama de “Seven Sins of Greenwashing” (Sete Pecados do Greenwashing), ou seja, a divulgação de informação enganosa por uma organização para ocultar o seu abuso do meio ambiente, a fim de apresentar uma imagem pública positiva.
De acordo com a  TerraChoice Environmental Marketing, alguns produtos de diferentes marcas são intencionalmente vagos ou falham ao tentar evidenciar provas de suas afirmações verdes, incluindo produtos para bebês e crianças, como brinquedos – dois setores em que a empresa focou seus estudos. Foram analisados o mercado de marketing dos EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido.
A pesquisa pretende além de estudar as ações do marketing ambiental, manter a pressão pela verdade e clareza nas campanhas. O levantamento atenta o consumidor para o perigo de idolatrar marcas falsas, e mostra que 23% dos produtos pesquisados estão cometendo o denominado “Sin of Worshiping False Labels” (O Pecado de Idolatrar Marcas Falsas).
Atitudes efetivas
De acordo com a pesquisa, os consumidores devem continuar a apoiar produtos verdes, já que o comportamento do cliente tem muito poder para moldar o mercado; procurar e escolher produtos com verdadeiras selos sustentáveis; optar sempre por produtos que ofereçam transparência, informação e educação ambiental; e nunca deixar de consultar pesquisas e levantamentos sobre a área.
Do mercado, a cobrança fica por conta da adoção de produtos realmente verdes; diminuição da concorrência ilegítima; e priorização pela honestidade nas campanhas.
Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?