World Giving Index

World Giving Index

O World Giving Index, estudo sobre doações publicado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e Charities Aid Foundation (CAF), aponta que um quarto dos brasileiros doou dinheiro para as organizações sociais no último mês.
O levantamento teve como base uma pesquisa feita pela Gallup sobre o comportamento de indivíduos em relação a doações em 153 países, cobrindo 95% da população global, para medir três diferentes tipos de atitude – doações em dinheiro para organizações sociais, tempo utilizado para trabalho voluntário e ajuda a estranhos.  O World Giving Index combina esses comportamentos para compor um ranking dos países mais generosos do mundo. A Austrália e Nova Zelândia são os primeiros da lista.
O Brasil aparece em 76ª posição do ranking, junto com a Argentina e a Nicarágua, onde também um quarto da população doa dinheiro e quase a metade ofereceu ajuda a estranhos no último mês.
Malta é o país com o maior percentual da população (83%) doando dinheiro. O Turquemenistão é o mais generoso em doar seu tempo, com 61% da população se voluntariando para organizações. A Libéria é a primeira em ajuda a estranhos (76%).
“Essa é a primeira vez que o comportamento referente a ações de caridade foi medido abrangendo quase a totalidade da população mundial e é encorajador ver o Brasil na média da lista e vindo na frente dos outros países do BRIC”, diz Márcia Woods, Diretora Executiva do IDIS. “Entretanto, é uma oportunidade para avançarmos no assunto, com a sociedade construindo propostas concretas para encorajar um comportamento mais generoso, seja por meio de uma legislação mais favorável para as doações em dinheiro, seja por meio do incentivo ao voluntariado.”
O estudo também compara se a felicidade ou a riqueza é um aspecto importante para influenciar a decisão sobre doar ou não dinheiro para organizações de caridade. Para todos os países, o IDIS/CAF comparou a força da correlação entre o ato de doar, oPIB dos países e a felicidade da população. Foi revelado que a correlação entre a felicidade e doação é mais forte que a correlação com riqueza.
O Diretor de Pesquisa da Charities Aid Foundation (CAF), Richard Harrison diz: “O World Giving Index mostra que as pessoas são realmente generosas e cada país tem sua própria maneira de doar a organizações sociais, seja por meio de recursos financeiros ou tempo. Doar dinheiro a organizações é algo tradicionalmente associado a riqueza da pessoa. Contudo, fica evidente que a felicidade tem um papel influente.”
“A pesquisa sugere um ciclo virtuoso em que uma pessoa doa para uma organização, que provoca melhoria na qualidade de vida de seus beneficiados, trazendo felicidade. E os beneficiados, em troca, são mais propensos a serem generosos.”
Os 21 países primeiros colocados do World Giving Index
1 Austrália
2 Nova Zelândia
3 Canadá
4 Irlanda
5 Suíça
6 EUA
7 Holanda
8 Reino Unido
9 Sri Lanka
10 Áustria
11 República Democrática de Lao
12 Serra Leoa
13 Malta
14 Islândia
15 Turquemenistão
16 Guiana
17 Qatar
18 Hong Kong
19 Alemanha
20 Dinamarca
21 Guiné
O World Giving Index foi elaborado com base nas informações do Gallup’s WorldView World Poll.
Sobre a CAF – A Charities Aid Foundation (CAF) é uma organização que apoia doadores, empresas e organizações para encorajar e facilitar a cultura de doação.  A CAF oferece serviços e produtos que fazem o processo de doação mais fácil e efetivo, tanto para sociedade como para o doador Mais informações em www.cafonline.org.
Sobre o IDIS – O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) é uma organização brasileira que atua em parceria com a CAF apoiando, por meio de seus serviços de consultoria e educação, doadores na América Latina – empresas, fundações, institutos, comunidades, famílias e indivíduos de alto poder aquisitivo – em uma atuação social mais estratégica e transformadora da realidade.
Faça o download do relatório na íntegra
Para mais informações acesse o link

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?