Volume de PET reciclado cresceu 7,6% no Brasil em 2010

31 de agosto de 2011

Compartilhe:

Site contribui para a destinação correta das embalagens

Os cidadãos de todo o Brasil contam com um forte aliado caso queiram dar a destinação adequada às suas embalagens de PET pós-consumo. Trata-se do LevPET, um serviço criado pela Abipet com o objetivo de contribuir para ampliar a coleta de embalagens e melhorar ainda mais a posição que o País ocupa entre os maiores recicladores do material no mundo.

O LevPET utiliza o sistema Google Maps, para fornecer uma lista de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), cooperativas de catadores, postos de coleta, comerciantes de recicláveis, ONGs, entidades assistenciais e recicladores, que recebem o material reciclado de forma pulverizada nas cidades.

Ao todo, são quase dois mil pontos espalhados por todo o País. Para saber onde estão localizados, o interessado deve acessar o endereço www.levpet.org.br ou o próprio site da Abipet (www.abipet.org.br). Basta digitar o endereço e o sistema indica onde estão os locais onde é possível fazer o descarte correto do PET.

O serviço também é interativo e colaborativo, pois os cidadãos também podem contribuir para ampliar esse número de locais de coleta. Para isso, o sistema oferece um campo específico para envio de mensagens que serão checadas pela Abipet antes de ficarem disponíveis para o público.

Cadastro colaborativo

Com o novo serviço, a Abipet reforça a sua atuação para viabilizar o retorno das embalagens de PET para a reciclagem. Também inova no sentido de permitir o crescimento da rede de coleta e de aperfeiçoar a atualização dos pontos de coleta que eram, até agora, uma das grandes dificuldades desses sistemas.

O banco de dados do LevPET  é composto por informações de pesquisa da própria Abipet e seus associados, outras associações, empresas, prefeituras e redes do varejo, que permitiram a inauguração do sistema com quase mil pontos de coleta espalhados por todo o país.

“Com o lançamento do LevPET, a indústria se antecipou à regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e colocou à disposição da população um serviço que facilitará o descarte adequado e, consequentemente, ampliará o reaproveitamento de embalagens pós-consumo”, afirma Auri Marçon, presidente da Abipet.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?