Em busca de uma saída

Em busca de uma saída

Que impactos o Brasil sofrerá devido ao aquecimento global? Como o governo e as lideranças devem se preparar para uma realidade de condições climáticas adversas? Para discutir estas e outras questões referentes ao futuro do país diante das mudanças no clima, a Fundação Bunge, o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), o Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) realizarão o seminário Eventos Extremos no Brasil: causas e Impactos.

O evento, marcado para o dia 26 de novembro, reunirá especialistas de todo o Brasil no esforço de analisar eventos extremos provocados pelas alterações climáticas e com potencial de causar perdas humanas, além de prejuízos econômicos e socioambientais em todo o País. Serão abordados temas como o impacto das mudanças do clima nas áreas estratégicas do Brasil; o resultado das secas no sul do país; e a maior ocorrência de chuvas, cheias, deslizamentos e inundações nos mais diferentes Estados.
Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP); Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Antônio Ocimar Manzi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) discutirão saídas inteligentes para as possíveis catástrofes às quais o Brasil está sujeito. A transmissão será feita ao vivo pela www.iptv.usp.br.
Para participar do seminário, clique aqui.
Debatedores

  • Abertura e coordenação: Professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP)
  • Mudanças Climáticas e seus Impactos em Áreas Estratégicas para o Brasil – Carlos Nobre, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP)
  • Seca no Sul do País – Gilberto Diniz, Universidade Federal de Pelotas (RS)
  • Chuvas, Cheias e Deslizamentos em Santa Catarina – Reinaldo Haas, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cheias e Inundações no Norte e Nordeste – Antônio Ocimar Manzi, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)



Serviço

Data: 26 de novembro (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 13h00
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Trav. 3, nº 380 – Cidade Universitária
Edifício Eng. Mário Covas (Prédio da Administração da Poli) – Auditório Prof. Francisco Romeu Landi
Mapa de acesso: www.pro.poli.usp.br/mapa/mapa_poli_view

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?