VII CBUC apresenta trabalhos sobre unidades de conservação

VII CBUC apresenta trabalhos sobre unidades de conservação

Um grande mosaico sobre as ações em unidades de conservação que estão sendo desenvolvidas em diversas regiões do país será apresentado no VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), que se realizará em Natal, de 23 a 27 de setembro. São 123 trabalhos técnicos que foram selecionados e que serão publicados nos anais do congresso e expostos durante o VII CBUC.  Ao todo foram recebidas 270 inscrições de autores de todas as regiões do Brasil.

Os trabalhos foram submetidos a um rigoroso processo de avaliação que incluiu uma etapa de qualificação pelo Comitê Técnico do VII CBUC, composto por analistas da Fundação Grupo Boticário. Depois, cada um dos trabalhos foi analisado por três consultores externos voluntários e foram aprovados os trabalhos que receberam ao menos dois pareceres favoráveis. A lista dos trabalhos selecionados está disponível no site www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc.

Com o tema “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade”, o VII CBUC deve reunir aproximadamente 1.800 participantes, entre gestores de unidades de conservação, cientistas e técnicos ligados à administração pública, instituições de ensino e pesquisa, entre outros. Paralelamente ao evento, acontece o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza.

Os interessados em participar dos eventos devem se apressar para conseguir um preço especial. Até o dia 20 de julho, data de término da primeira chamada, os preços são R$ 520 para profissionais e R$ 330 para estudantes e funcionários públicos de órgãos ambientais mediante comprovação. As inscrições podem ser realizadas no site www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc.

Mais de quarenta palestrantes do Brasil e de todo o mundo já estão confirmados no VII CBUC e no III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza. Entre eles destacam-se:

Murray Rudd, canadense, professor de economia e política ambiental na Universidade de York (UK);

John Amos, geólogo americano que utiliza o sensoriamento remoto pra entender temas ambientais;

Antonio Egg, peruano, doutor em ciências naturais;

Jim Barborak, norte-americano especialista em manejo de recursos naturais;

Carlos Eduardo Young, brasileiro, doutor em economia;

Francisco Almendra, economista brasileiro e mestre em administração pela Harvard Kennedy School;

Rodrigo Jesus de Medeiros, brasileiro, mestre em ecologia, doutor em geografia e pós-doutor em ecologia e gestão da biodiversidade pelo Museu de História Natural de Paris (França).

Beatrice Padovani, professora adjunta do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Patricia Gandini, presidente de diretório na Administração de Parques Nacionais da Argentina, além de pesquisadora da Universidad Nacional de la Patagonia Austral.

O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação é promovido periodicamente pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A primeira edição aconteceu em 1997 em Curitiba (PR); em 2000 foi realizada em Campo Grande (MS); em 2002 em Fortaleza (CE); em 2004 em Curitiba (PR); em 2007 em Foz do Iguaçu (PR); e, em 2009, aconteceu novamente em Curitiba (PR).

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador do Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento.

Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já doou quase U$ 11,7 milhões para 1.306 projetos de 456 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.

Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Projeto Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?