Reaproveitamento de vinhaça gera economia de água para usina de açúcar

Reaproveitamento de vinhaça gera economia de água para usina de açúcar

A Cofco International, empresa agrícola chinesa, desenvolveu, em uma de suas usinas de cana-de-açúcar do interior de São Paulo, uma tecnologia capaz de gerar economia de pelo menos 1,3 milhão de metros cúbicos de água ao ano. A proposta da empresa é retirar e reusar a água presente na vinhaça, o que reduziria a captação do recurso em rios e poços artesianos.

A vinhaça é um subproduto do processo de produção do etanol e, se descartada de maneira incorreta, pode gerar graves danos ambientais. Ela já vem sendo utilizada há anos como uma alternativa de fertilizante biológico em lavouras, e por ser à base de água, representa oportunidade de reúso desse recurso tão importante.

Todo o processo industrial das usinas de cana-de-açúcar demanda muita água em suas diversas etapas, e a partir da concentração da vinhaça, a água retirada do subproduto é tratada e volta à atividade industrial, reduzindo seu consumo a partir de rios e poços.

“A água proveniente da concentração da vinhaça será tratada com o intuito de reutilização, beneficiando tanto a cadeia de produção quanto o meio ambiente, pois o reuso tende a diminuir a captação de água de rios e poços artesianos”, explica a empresa em nota à imprensa.

A meta global da Cofco é melhorar sua eficiência industrial no consumo de água de fontes naturais em 10% até o ano de 2025, em toda a cadeia de produção, desde a irrigação da cana até à utilização dos subprodutos como fertilizantes. Além disso, a empresa está comprometida em rever os processos industriais de suas outras produções agrícolas, sob o olhar da sustentabilidade.

Estruturas de armazenamento de vinhaça. Imagem: Cafco International / divulgação

“Além de colaborar com nossos fornecedores para promover o uso eficiente da água no campo, temos uma oportunidade real de reduzir o uso de água em nossas operações industriais, otimizando os principais processos para reduzir o consumo de água doce e os custos operacionais”, afirma Wei Peng, diretora de sustentabilidade da Cofco International.

Para Dmitriy Denisenko, diretor global de EHS da empresa, o uso da tecnologia para o desenvolvimento sustentável e o envolvimento de todos os stakeholders são essenciais para que a meta de economia de água e eficiência hídrica seja alcançada pela empresa. “Transformar a maneira como nossas instalações industriais usam a água em nível global é um enorme desafio e precisaremos que todas as nossas equipes trabalhem juntas para tornar nossa nova meta de eficiência hídrica uma realidade. A tecnologia também desempenha um papel fundamental nessa jornada, e trabalharemos em conjunto com parceiros especializados na busca de soluções inovadoras para reduzir o uso, reutilizar e reciclar a água em nossas instalações industriais”, afirma.

Leia também: Sustentabilidade é a solução para o Agronegócio

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?