CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – Associação promove expedição no rio Pinheiros

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – Associação promove expedição no rio Pinheiros

Recuperar e revitalizar o rio Pinheiros e resgatar a relação da população com a sua bacia hidrográfica. Esse é o objetivo principal da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) mantida por grandes instituições de variados segmentos que partilham de um mesmo valor: o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Idealizada em 2009 pelo escritório de advocacia Pinheiro Neto, a Associação já conta com parceiros como o banco Santander, a Nestlé, EMAE, TV Globo São Paulo, Caloi e WTC São Paulo. Recentemente, o Shopping Cidade Jardim também se associou. Reunindo a experiência, o conhecimento e a capacidade de mobilização de cada uma dessas organizações, a Oscip pretende contribuir para a despoluição do rio e reconciliá-lo com a cidade de São Paulo. Para tanto, tem proposta de envolver outras empresas e a comunidade em ações para a geração e organização da vontade política, a identificação dos recursos necessários e a escolha das tecnologias adequadas para reverter a degradação socioambiental.

Com o intuito de organizar sua atividade e alcançar resultados com eficiência, a Associação definiu dois eixos principais de atuação: um deles olhará especificamente para a revitalização da bacia hidrográfica e de seu entorno, e o outro, para a articulação, engajamento e participação da sociedade civil.

Dentro do eixo que olha para a restauração da bacia hidrográfica, a AACRP definiu quatro frentes de ação. São elas: a interrupção de lançamento de esgotos, a remoção da carga de resíduos sólidos, a redução da carga difusa e a promoção de estudos e tecnologias sobre temas como hidrologia, sedimento e lodo. As iniciativas deverão ser sempre desenvolvidas em parceria com órgãos públicos e privados e têm a característica de estimular a participação dos habitantes da cidade.

O trabalho no eixo de articulação com a sociedade civil foi igualmente dividido em quatro frentes. A Associação pretende estimular a interação entre a população e o rio por meio de ações de urbanismo e paisagismo, esporte e lazer, cultura e, por fim, educação para a cidadania. A primeira grande iniciativa para promover essa interação acontecerá no dia 15 de maio, numa expedição ao longo da bacia hidrográfica que reunirá centenas de paulistanos. O evento terá 30 grupos, que se dividirão em 30 trajetos. Cada um terá um coordenador que dará orientações e liderará os demais num determinado tipo de atividade. Haverá, por exemplo, grupos voltados à fotografia, a pedaladas, à redação, entre outros.

Mais sobre o Pinheiros

Hoje, o rio Pinheiros é alvo de efluentes de 290 mil indústrias e dejetos de 400 mil famílias, através de diversos afluentes, como o córrego Pirajussara. Segundo a Sabesp, a bacia gera um volume de esgoto de 17,3 milhões m³/mês dos quais 14,3 milhões m³/mês são tratados. O nível de poluição agrava uma situação que já se acentuava com a construção de vias expressas de tráfego no seu entorno: o completo isolamento do rio, que fica apartado do convívio e da interação com os paulistanos.

Serviços:

Relações com a Imprensa Santander (Pro bono)
tel: (11) 3553-5106
e-mail: [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?