Tendências de consumo para 2011

Tendências de consumo para 2011

Os brasileiros continuam confiantes na hora de realizar suas compras e estão consumindo cada vez mais. Dentre os motivadores deste cenário estão fatores como a estabilidade econômica do País e o aumento de renda.
Essas são algumas das conclusões do estudo realizado pela GS&MD – Gouvêa de Souza, sobre “As Tendências de Consumo na Visão de quem compra”, que apontou o aumento do otimismo do consumidor na hora das compras. Entre os produtos mais adquiridos e que tiveram crescimento em 2010 (em comparação a 2008 quando um estudo similar foi realizado no cenário do início da crise econômica mundial) estão os eletroeletrônicos, como: computadores (28%), TVs de plasma/LCD (26%), aparelhos de som/microsystems (9%) e smartphones/Iphones (4%).
Considerando classes sociais, os consumidores das classes A/B foram os que mais adquiriram TVs de tela plana, enquanto  as classes C/D investiram nos computadores. Em relação às intenções de compra desses produtos para 2011, 17% dos consumidores pretendem comprar computadores, e 22% TV de plasma.
O levantamento foi realizado durante o mês de novembro de 2010, por meio de entrevistas pessoais realizadas nas regiões de São Paulo, Recife e Porto Alegre, com 726 respondentes, das classes A/B/C/D.
“Em relação a 2008, quando houve a iminência de uma crise mundial – e que mais tarde se refletiria de maneira mais branda no Brasil – o consumidor sinalizou que seria mais contido, mas mesmo assim comprou mais do que pretendia”, explica Luiz Goes, sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza, responsável pelo estudo.
“Hoje, mais otimista e confiante no cenário econômico, adquire mais bens e traça novas percepções sobre o consumo”. Os consumidores deram notas de 1 a 10 para algumas percepções e a média encontrada foi, por exemplo, de 7,4 para a melhoria da qualidade de vida em relação ao último ano e média 3 para o  incremento de compras pela internet.”
Quando questionados sobre a crença de que a inflação aumentará nos próximos dois anos, a média foi 6,5 (em 2008 era 7,6), e quando o assunto foi o aumento nos números do desemprego, a média foi 5,7 ante o 7,0 de 2008). Já o receio em perder o emprego atingiu apenas 5,9 em comparação a 6,4 apontado há dois anos.
Falando em bens de consumo, tanto eletroeletrônicos como roupas e calçados não deverão ficar mais caros alcançando a média de 6,9.
Os hábitos de leitura também não ficaram de fora do estudo: 44% leram mais livros nos últimos 2 anos e 59% pretendem ler mais nos próximos dois.
O aumento do otimismo dos consumidores foi um destaque no estudo e considerado sob 4 vertentes: Mundo (onde a predominância é de 7,2 com consumidores das classes C/D e 6,9 A/B), Brasil (7,4 A/B e 7,2 C/D), Família (8,7 A/B e 8,6 C/D) e “Eu” – onde  ressalta-se a confiança em si diante de possíveis dificuldades – com  desataque na classe A/B (9) e C/D (8,8). Para 2011, as famílias acreditam que seu poder de compra continuará aumentando.
Vale ressaltar que há dois anos, a consultoria constatou na mesma pesquisa o otimismo do brasileiro, mesmo com o anúncio da crise mundial, e indicou acertadamente as tendências de consumo. A crise não tinha chegado no seu microcosmo (na família, na comunidade..)
Sobre a GS&MD – Gouvêa de Souza
A GS&MD – Gouvêa de Souza atua desde 1989 como empresa de consultoria e serviços voltados a varejo, marketing e distribuição. As metodologias integram inteligência de mercado, informação, estratégia e gestão, visando ao incremento de resultados. Os mercados de atuação são varejo (alimentos e não-alimentos), atacado, distribuidores, indústria de bens de consumo, serviços e shopping centers. A Gouvêa de Souza desenvolveu parcerias com empresas de pesquisa e consultoria de varejo nos Estados Unidos, Europa e Ásia e integra o Ebeltoft Group, consórcio de empresas especializadas em consultoria de varejo que implanta mudanças de paradigmas para negócios de varejo e serviços em vários países. www.gsmd.com.br

Mais informações:

DFREIRE Comunicação e Negócios
(11) 5505-8922
Tatiana Ferrador – [email protected]
Marina França – [email protected]

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