Resultados da 3ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta

Resultados da 3ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta

Desenvolver produtos mais inovadores e com diferenciais em sustentabilidade é bom para o consumidor, faz bem ao meio ambiente e é rentável para o negócio.

Essa conclusão é compartilhada por 18 grandes indústrias que aceitaram o desafio de reavaliar o ciclo de vida de produtos líderes de mercado com o objetivo de apresentar uma opção com menor impacto ambiental e com preços mais acessíveis.

Os resultados desse projeto foram apresentados hoje pelo Walmart Brasil e alguns dos seus principais parceiros comerciais na 3ª edição do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta. Os novos produtos integram desde categorias de alimentos até itens de perfumaria, higiene e limpeza.

As indústrias participantes vão desde empresas globais, como 3M, Brasil Kirin, Cargill, Colgate Palmolive, Embalixo, Itambé, Grendene, JBS, Johnson & Johnson, Kimberly Clark, Nestlé, Nívea, Pilecco, Procter & Gamble, SC Johnson, Reckitt Benckiser e Unilever.

“O mais importante dessa iniciativa é que não estamos apresentando apenas 18 novos itens, mas sim produtos líderes que podem gerar uma onda positiva de inovação dentro de suas categorias, ampliando ainda mais o alcance do programa nos segmentos de varejo e indústria brasileiros”, avalia o presidente do Walmart Brasil, Guilherme Loureiro.

“Quando uma empresa como o Walmart convida seus fornecedores a buscar soluções mais sustentáveis em sua cadeia de valor, a realizar uma analise criteriosa do ciclo de vida de produtos líderes na relação com os consumidores, isso se transforma em uma semente que possivelmente dará frutos por muito tempo e que é capaz de contaminar com seus benefícios todos os elos que unem a iniciativa, seja dentro da própria empresa ou entre seus fornecedores”, afirma Eloisa Garcia, gerente do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), órgão responsável pela auditoria de todo o processo de inovação do Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta.

O CETEA avalizou os resultados apresentados do início ao fim da cadeia produtiva. “Esse é um projeto com enorme potencial de transformação do mercado, pois consegue tangibilizar os benefícios das iniciativas e demonstrar seus resultados através de métricas bem definidas e públicas”, destaca a representante do Cetea.

A avaliação é feita desde a revisão da matéria-prima, processo de produção até o pós-consumo, tendo como meta apresentar pelo menos três mudanças significativas. “Sustentabilidade caminha lado a lado com inovação e eficiência. Cada produto foi avaliado antes do início do projeto e após as mudanças implementadas pelas empresas e validadas pelo Cetea. Ao todo foram 18 meses de muito comprometimento e trabalho”, comenta o presidente do Walmart Brasil.

Os produtos que integram o programa nesta edição são: molho de tomate Pomarola, da Cargill; maionese Hellmann’s, da Unilever; detergente Ariel Power Pods, da Procter & Gamble; protetor solar Nívea Sun; pano para pia fibra de bambu Scotch-Brite, da 3M; creme dental Colgate Palmolive; Glade aerossol, da SC Johnson; escova de dente Equate, do Walmart; linha Bem Estar Ipanema, da Grendene; saco de lixo reciclado da Embalixo; arroz Pilecco Nobre; Vanish Poder O2, da Reckitt Benckiser; refrigerante Fibz Cola e Guaraná, da Brasil Kirin; leite condensado Itambé; shampoo Johnson’s Baby, da Johnson & Johnson; lenço de papel Kleenex, da Kimberly Clarck; cappuccinos Nescafé, da Nestlé; e Hambúrguer Friboi, da JBS.

Para esses itens, o Walmart oferece a garantia de compra, maior visibilidade e exposição diferenciada no ponto de venda, além de divulgação destacada em material promocional específico para os clientes.

“Uma empresa que mantém mais de 50 mil itens em suas gôndolas, que negocia regularmente com milhares de fornecedores e se relaciona diariamente com cerca de um milhão de clientes em todo o país, não pode ignorar sua responsabilidade em estimular iniciativas mais sustentáveis em sua cadeia de valor”, afirma Guilherme Loureiro.

Os resultados

Apenas em resíduos, os 18 produtos representam redução de mais de 125 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda em um ano no Walmart. Pelo mesmo critério, a redução do uso de água chega a 741 mil m3 e, de energia, mais de 614 mil Kwh.

Além disso, em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 1.120 ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 6,4 milhões de Km rodados. “Era preciso validar a ação de forma a mostrar ao mercado que o programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta é sério e tem real capacidade de transformar o mercado e as relações de consumo”, reforça Daniela de Fiori, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Walmart.

Na segunda edição, em 2011, a empresa contou com 13 fornecedores e produtos. Estes itens tiveram um crescimento médio de venda de 43% após seu lançamento. “Os resultados demonstram uma clara aceitação e escolha do consumidor pela preservação dos recursos naturais. E quando fica claro que aplicar critérios de sustentabilidade melhora o desempenho econômico, essa questão deixa de ser uma despesa e passa a ser considerada um investimento”, conta Camila Valverde, diretora de sustentabilidade do Walmart Brasil.

Com base na estimativa de venda anual na rede Walmart Brasil dos 18 produtos desenvolvidos na 3ª edição do programa, os ganhos foram:

· Redução de emissões de gases de efeito estufa: 1.120 ton CO2, equivalente a economia de 6,5 milhões de km rodados;
· Redução no consumo de óleo diesel: 45 mil litros. Redução no consumo de energia de fonte renovável: 10.460 GJ;
· Redução no consumo de água: 741.491 m3;
· Redução no consumo de energia elétrica: 614.447 kWh, equivalente a economia de 256 mil lâmpadas de 100W;
· Redução da massa de embalagem: 61 toneladas;
· 7 programas de responsabilidade sócio-ambiental de produção agrícola e animal. 18 programas e campanhas de educação ambiental, de alimentação saudável, de higiene pessoal, de segurança ou de fomento a valorização de pessoas;
· Redução de resíduos (industrial ou agrícola, excluindo pós consumo): 125 toneladas; redução de resíduos pós-consumo para aterros sanitários: 29 toneladas; revalorização de resíduos industriais (como co-produto, via compostagem ou como adubo): 936 toneladas.

Produtos
Os ganhos ambientais alcançados pelo projeto são para uma estimativa de venda anual do produto na rede Walmart.

Para mais informações:
Relatório 3ª edição Sustentabilidade de Ponta a Ponta: http://goo.gl/cXuzzY
[email protected]

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