RESPONSABILIDADE AMBIENTAL – Sai a primeira certificação socioambiental de uma concessão de floresta nacional

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL – Sai a primeira certificação socioambiental de uma concessão de floresta nacional

A empresa AMATA, concessionária de cerca de 50 mil hectares da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia, acaba de receber a certificação socioambiental FSC® (Forest Stewardship Council) para o manejo da área que explora.

O uso comercial de florestas públicas por empresas privadas tornou-se possível desde a promulgação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, em 2006 e, na opinião do Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – apresenta-se como uma alternativa viável para a conservação da mata a partir de boas práticas de manejo, e viabiliza a certificação socioambiental diante da complexa situação fundiária na Amazônia. “As áreas privadas não eram suficientes mais para suprir o consumo de madeira na Amazônia”, afirma Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal do Imaflora.

Os editais de concessão exigem que os candidatos à exploração da área tenham um plano de manejo, e a certificação, embora não seja quesito obrigatório é um critério bonificador no preço da madeira.

Pelas estimativas do Imaflora, o consumo de madeira tropical certificada tem potencial para crescer em 20%, impulsionada pela Lei de Gestão de Florestas Públicas.

Outras informações sobre a certificação socioambiental de florestas podem ser conhecidas aqui.

Sobre o Imaflora

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org e www.amatabrasil.com.br.

Mais informações:

(11) 3037-7034 | (11) 98274-5553

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?