Hidreletricidade sustentável é tema de congresso mundial da IHA

Hidreletricidade sustentável é tema de congresso mundial da IHA

Na última semana, aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), o congresso mundial Promovendo Hidreletricidade Sustentável. Realizado pela International Hydropower Association (IHA), com o objetivo de discutir a sustentabilidade do setor hidrelétrico no mundo e os avanços do setor nos últimos anos para uma hidreletricidade sustentável. O evento reuniu um público diverso, desde governos, instituições financeiras multilaterais e empresas a ONGs e instituições de investigação, juntamente com figuras importantes dos negócios e da indústria. Entre os palestrantes do evento, de vários países, estava David Harrison, representante da equipe global da Estratégia de Conservação em Água Doce da TNC, também parceira do evento.

Harrison participou do segundo dia de palestras (quinta-feira, 16 de junho de 2011), avaliando o desempenho da sustentabilidade no setor. O especialista reforçou a importância de se avaliar os impactos e outros fatores importantes nos processos de planejamento, construção e operação de usinas hidrelétricas. Para isso, participou da apresentação do Protocolo de Avaliação da Sustentabilidade da Hidreletricidade, ferramenta que auxilia no diálogo, na decisão e no gerenciamento de risco desses empreendimentos. “O protocolo representa um passo positivo para a indústria e fornece uma ferramenta eficaz para medir a sustentabilidade relativa aos projetos de barragens. É claro que ele não resolve todos os problemas, mas cria um modo de avaliar a sustentabilidade de um projeto”, afirma o especialista.

O protocolo é uma ferramenta de medição que não estabelece novos padrões e não substitui outras normas existentes, mas serve como um instrumento de apoio para governos e empresas envolvidas na construção de usinas hidrelétricas. Durante o evento, Harrison reforçou a importância das comunidades locais serem ouvidas antes do período de construção e na tomada de decisões, além dos licenciamentos ambientais serem feitos, causando o menor impacto ambiental. “É fato que mais represas hidrelétricas serão construídas, pois mais de 1,5 bilhões de pessoas vivem sem eletricidade no mundo. O que precisamos é de uma energia de baixo carbono e que seja levado em conta o equilíbrio entre os fatores econômicos, sociais e ambientais”, finaliza.

A TNC apoia a reivindicação dos grupos indígenas participantes do evento, para terem seu direito a consulta pública especifica, e o consentimento livre, prévio e informado antes que qualquer  obra hidrelétrica seja  efetivada.

Expertise na conservação da água

Trabalhando em mais de 35 países no mundo, a TNC realiza iniciativas de conservação de recursos hídricos em quase todas as regiões onde atua, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade de água para as pessoas. Exemplo disso é o “Fundo de Água”, aliança pioneira lançada este mês, em Washington (EUA), pela TNC, Fundação FEMSA, Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) e o Global Environment Facility (GEF), para a proteção de recursos hídricos ameaçados na América Latina e no Caribe. A parceria prevê o repasse de US$ 27 milhões para a criação e implementação de, pelo menos, 32 fundos para as águas no Brasil, Equador, Colômbia, Peru, México, e outros países, ajudando a conservar mais de sete milhões de hectares de bacias hidrográficas e garantir água limpa a, pelo menos, 50 milhões de pessoas na região.

Sobre a TNC

A TNC é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação nos países onde está presente. Atuando no Brasil desde 1988, a organização tem a missão de proteger plantas, animais e ecossistemas naturais, protegendo os recursos necessários a sua sobrevivência. Desenvolve iniciativas nos principais biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga), com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a conservação dos ecossistemas naturais. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudaram a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo. Para mais informações, acesse: www.nature.org/brasil

Mais informações:

Lead Comunicação e Sustentabilidade – www.lead.com.br
Fábio Ruocco – tel: (11) 3168-1412 r21 / (11) 8449-9935 / [email protected]
Luiz Soares – tel: (11) 3168-1412 r18 / (11) 8752-4637 / [email protected]
Marcela Ayabe – tel: (11) 3168-1412 r29 / (11) 8714-9786 / [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?