RECONHECIMENTO – BM&FBOVESPA é eleita a Bolsa mais Sustentável da América Latina

RECONHECIMENTO – BM&FBOVESPA é eleita a Bolsa mais Sustentável da América Latina

A BM&FBOVESPA foi eleita como Bolsa mais Sustentável da América Latina (Best Sustainable Stock Exchange 2012), pelo “Exchanges & Brokers Awards”, promovido pela revista financeira inglesa World Finance. O prêmio foi criado em 2007 e a votação é feita pelos leitores da revista em todo o mundo. Confira os demais vencedores do 2012 “Exchanges & Brokers Awards” em:

http://www.worldfinance.com/awards/2012-exchanges-brokers-awards/.

A BM&FBOVESPA foi a primeira bolsa de valores no mundo a se tornar signatária do Pacto Global, em 2004. Em 2010, comprometeu-se oficialmente com os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), sendo a primeira bolsa de um país emergente a dar esse passo. É membro do Grupo de Engajamento da coordenação brasileira do PRI.

Além disso, a BM&FBOVESPA tem, hoje, dois índices voltados a questões socioambientais: o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), criado em 2005 com o objetivo de medir o desempenho de empresas com uma estratégia nítida de sustentabilidade baseada em critérios de governança, respeito ao meio ambiente e responsabilidade social e o Índice Carbono Eficiente (ICO2), lançado em 2010 em parceria com o BNDES e calculado em função da liquidez e das emissões de gases de efeito estufa das empresas que o compõem. Além disso, desde o final do ano passado, a Bolsa iniciou a negociação de um fundo de cotas de ações (ETF) baseado apenas nas empresas integrantes do ISE.

Desde a criação do Novo Mercado, em 2000, a Bolsa também colocou as boas práticas de governança corporativa como fator determinando para a qualidade das informações prestadas aos acionistas e, consequentemente, a redução do risco.

Em 2011 a Bolsa divulgou, pela primeira vez, seu Relatório Anual com informações financeiras e não financeiras simultaneamente em reunião da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), estimulando analistas a incorporarem questões socioambientais e de governança corporativa na avaliação do preço das ações e na tomada de decisão de investimentos.

Outra recente iniciativa capitaneada pela BM&FBOVESPA é o “Relate ou Explique”, em que a Bolsa recomenda que as empresas listadas indiquem no Formulário de Referência se publicam Relatório de Sustentabilidade ou documento similar e onde está disponível.

Em caso negativo, devem explicar por que não o fazem. O objetivo é disponibilizar ao público este banco de dados relacionado à sustentabilidade das empresas brasileiras de capital aberto na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá no Rio de Janeiro, em julho.

O site Novo Valor, iniciativa criada pela Bolsa no ano passado, reúne informações sobre indicadores, iniciativas e projetos da Bolsa relacionados à sustentabilidade e ao investimento social. O site atua como promotor do desenvolvimento sustentável do mercado de capitais, envolvendo investidores, empresas e corretoras.

Mais informações:

Tel: (11) 2565-7943 | imprensa@bvmf.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?