Quem certifica no Brasil

Quem certifica no Brasil

Em um cenário de questões socioambientais cada vez mais presentes na construção de valores da sociedade, as empresas se viram obrigadas a adequar seus processos e modelos de negócios a novas demandas por parte dos governos, consumidores, acionistas, entre outros stakeholders. Uso mais eficiente de recursos naturais, procedência de matéria-prima, condições de trabalho seguras, respeito às comunidades locais, gestão de resíduos são temas que ganharam destaque na gestão das organizações. Quem garante a qualidade? Os certificados de produção.
Confira abaixo os principais modelos de certificação ambiental, e algumas certificadoras em atividade no Brasil atualmente.
Certificações de produtos orgânicos – Garante ao consumidor que o produto que ele está levando para casa foi produzido sem a adição de produtos químicos, como agrotóxicos e conservantes. Ligada diretamente ao setor de agricultura.
·         Associação de Certificação Instituto Biodinâmico – IBD
·         Ecocert Brasil
·         A Associação de Agricultores Biológicos – ABIO
·         Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia – ACS Amazônia
·         OIA–BRASIL
·         Instituto de Mercado Ecológico – IMO
Certificação Agropecuária – visa boas práticas agrícolas nas fazendas e nos frigoríficos, e é incumbido de executar os processos de certificação de produtos (animais, carne) por sua identificação de origem e rastreabilidade.
·         Associação Brasileira de Supermercados – Abras
·         Associação de Certificação Instituto Biodinâmico – IBD
·         Biorastro Certificação de Produtos Agropecuários
·         SAI GLOBAL Brasil Certificação
·         Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa
·         Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA
·         Associação de Empresas de Rastreabilidade e Certificação Agropecuária – ACERTA
Certificação Florestal – Assegura que a extração de produtos florestais, como madeira, frutos e sementes, seja realizada dentro das leis ambientais, de forma a preservar  os recursos naturais da floresta, além de garantir que a exploração dê lucro para as comunidades locais.
·         Conselho Brasileiro de Manejo Florestal – FSC Brasil
·         Programa Brasileiro de Certificação Florestal – Cerflor
·         Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora
·         Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia – ACS Amazônia
Certificação Fairtrade – Organiza critérios para certificação de empresas que operam na filosofia do comércio justo, como contato direto entre produtores e mercado consumidor, transparência dentro da cadeia produtiva e comercial, preço mínimo para o produto, e respeito às leis trabalhistas nacionais e internacionais.
·         Fairtrade Labelling Organizations – FLO
Certificação de produtos/ processos – Atesta as condições e os processos de produção de produtos das mais diversas áreas favoráveis à preservação do ecossistema.
InMetro
Sustentax
OCIPEM – Organismo de Certificação de Produtos
Leia também na Ed. 18 :
Mercado da garantia – Certificações consolidam-se como instrumentos de redução de risco e de disseminação do consumo responsável

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?