O CMO da Novelis, Tadeu Nardocci, falou sobre equidade racial na edição de 2019 do CEO com Propósito, que teve como tema “ativismo empresarial“.
Nardocci expôs sobre seu engajamento a frente da companhia com a inclusão de negros no mercado de trabalho. Para o líder, era cada vez mais claro que ter a sociedade brasileira representada na organização significava contar com um negócio mais perene. Segundo Tadeu, um dos principais impulsos que teve para promover esse tema dentro da Novelis foi sua participação, junto com Theo van der Loo, em um grupo de líderes denominado CEO’s Legacy, iniciativa da Fundação Dom Cabral que reúne CEOs que desejam deixar um legado para a sociedade. A partir daí, o líder da Novelis entendeu que seu legado era diminuir a desigualdade e, para isso, deveria trabalhar com a inclusão racial.
Leia também: Disparidade de renda indica urgência de ações em diversidade e inclusão
Tadeu afirma que, apesar da companhia ter muitos negros na operação, não os possui na alta liderança, o que é um reflexo da desigualdade existente no Brasil. Portanto, a empresa possui um programa de inclusão e promoção da diversidade que se iniciou com mulheres e agora com negros. Uma outra novidade apresentada pelo CMO da Novelis é que o programa passou a incluir, na véspera do CEO com Propósito, a comunidade LGBTI+.
“O meu desafio é tornar perene esse programa. Posso continuar esse trabalho como indivíduo, mas é importante que a empresa o continue independente de mim. Para isso, como líder, tenho assinado compromissos públicos em nome da empresa, como forma de garantir que os que vierem depois de mim também exerçam esse trabalho de inclusão”
Saiba mais sobre o case da Novelis: Equidade racial dentro e fora dos muros da empresa
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.