Joanes Ribas | Telefônica Brasil: Por negócios mais responsáveis

A sustentabilidade como estratégia para direcionar diversas áreas nas empresas rumo a um objetivo comum, por Joanes Ribas, diretora de Sustentabilidade da Telefônica Brasil

Como uma profissional que iniciou sua carreira nas áreas Comercial e de Marketing, trabalhei durante muitos anos com foco no cliente e no atingimento de metas financeiras como forma de ajudar as companhias a crescerem e se consolidarem no mercado. Naquele momento, eu entendia que o valor econômico impulsionado pelo aumento das vendas já era um resultado para a sociedade – a geração de novos empregos, aumento da demanda para a cadeia de suprimentos, o crescimento da satisfação dos clientes.

Eu não estava totalmente errada; afinal, eram impactos positivos reais que meu trabalho gerava, mas percebi que essa contribuição era apenas uma parcela do que poderia ser feito, pois ao mesmo tempo que esses impactos poderiam criar vínculos perenes e admiração dos clientes com a marca, esse tema era pouco comunicado. Nesse momento, além de solucionar a forma de atingir as metas de fidelização de clientes, também consegui conectar meus propósitos pessoais com a minha carreira, em que ações socioambientais poderiam permear todo o negócio, influenciar parceiros e alcançar os clientes, criando um ecossistema com alto potencial de maximizar resultados, não apenas para companhia, mas para os profissionais envolvidos e, sobretudo, para toda a sociedade.

A partir dessa experiência, compreendi que meu papel como executiva seria impulsionar toda a organização para atuar de forma mais responsável, integrando as boas práticas de sustentabilidade aos processos de cada área, engajando a alta liderança para tornar o tema cada vez mais relevante em suas agendas e mobilizar líderes e colaboradores para serem protagonistas de práticas mais sustentáveis em suas próprias atividades.

Sob essa visão, quando assumi a área de Negócio Responsável da Vivo, uma das principais empresas responsáveis por concretizar a transformação digital do Brasil, também assumi o desafio de construir, com cada área, a forma mais sustentável de fornecermos nossos produtos e serviços, pois além de sermos reconhecidos como líderes de mercado, com cerca de 100 milhões de clientes, queremos continuar ocupando essa posição com responsabilidade.

Nesse sentido, implementamos uma estratégia de longo prazo, que se desdobra em diversos projetos que consolidam os valores a Vivo e a preparam para o futuro, inclusive com metas de sustentabilidade vinculadas à remuneração dos executivos. Como exemplo, em conjunto com a Vice-Presidência de Pessoas, trabalhamos para tornar a diversidade de pessoas, comportamentos e atitudes um diferencial da Vivo, criando o Programa Vivo Diversidade. Assim, conseguimos envolver a Alta Liderança de tal forma que, além de assumirmos os principais compromissos voluntários associados aos nossos quatro pilares (Gênero, Raça, LGBT+ e PCDs), obtivemos o reconhecimento destas iniciativas por meio do Prêmio WEPs Brasil (Empoderamento das Mulheres) da ONU.

Nossa atuação junto as áreas de Rede e Patrimônio permitiu que priorizássemos a redução dos impactos de nossas operações, e antecipamos o atingimento das metas globais para descarbonizar nossas operações. Como resultado, somos a primeira empresa do setor brasileira e segunda do Grupo Telefónica a ser 100% energia renovável, reduzindo mais da metade das nossas emissões de gases do efeito estufa. Toda a nossa frota já é carbono zero e estamos testando os primeiros carros elétricos. Também implementamos projetos que buscam a eliminação do uso de papel e de copos plásticos em prédios administrativos.

Somos pioneiros em discutir temas emergentes relacionados à conectividade e digitalização. Temos o Dialogando, uma plataforma desenvolvida no Brasil – em que convidamos as pessoas a refletirem sobre o melhor uso da tecnologia – que está presente em 12 países do Grupo Telefónica e já alcança mais de 5 milhões de acessos somente no Brasil; e contamos também com o Centro de Privacidade, com o qual nos posicionamos de forma ética e transparente sobre a forma que tratamos a privacidade e segurança digital dos clientes.

Além disso, assumimos o papel de disseminar a sustentabilidade de forma prática aos nossos consumidores, orientando desde o processo de escolha até o descarte de seus equipamentos. São práticas como o selo Ecorating, que avalia critérios ambientais relacionados ao ciclo de vida dos produtos, e o Programa Recicle com a Vivo, que oferece aos clientes e não clientes a coleta e destinação adequada dos seus resíduos eletroeletrônicos.

Esses projetos, assim como toda estratégia que implementamos, nos permitem contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, demonstrando que é possível conciliar a tecnologia ao desenvolvimento sustentável como uma forma de construir um Brasil não apenas digital, mas mais ético, inclusivo e sustentável, pois é hoje que construímos uma empresa mais sustentável e pronta para o futuro. Uma empresa preparada para atender as expectativas dos nossos stakeholders, que, a cada dia, não se preocupam apenas com o que fazemos, mas por que fazemos.

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