CEO com Propósito: Liderança com valores em tempos de “outro normal”

21 de maio de 2020

Compartilhe:
CEO com Propósito: Liderança com valores em tempos de “outro normal” - Ideia Sustentável

Nos dias 28 e 29 de maio, a consultoria Ideia Sustentável realizou mais uma edição do CEO com Propósito – tradicional encontro da Plataforma Liderança com Valores que reúne líderes corporativos do alto escalão para discutir temas ligados à sustentabilidade. Em formato de Web Fórum, o encontro contou com 10 presidentes de empresas que, divididos em dois painéis mediados pelo consultor Ricardo Voltolini, discutiram sobre sustentabilidade, gestão e liderança com valores pós-crise de 2020.

O CEO com Propósito aconteceu após o Líder 2030 Talks, encontro de executivos da Plataforma Liderança com Valores. O evento, também realizado online, reuniu 10 executivos para discutir cenários e tendências de sustentabilidade.

Além dos líderes convidados, como todo evento da Plataforma Liderança com Valores, tanto o CEO com Propósito quanto o Líder 2030 Talks contaram com intérprete de Libras. Os painéis estão disponibilizados na íntegra em nosso canal do YouTube.

Confira, a seguir, um resumo das principais ideias levantadas por cada líder do CEO com Propósito.

Painel 1

Assista, na íntegra, ao primeiro painel:

O primeiro painel do CEO com Propósito aconteceu no dia 28 de maio, quinta-feira, e contou com as seguintes participações:

Jean Jereissati, CEO da Ambev

O CEO da Cervejaria Ambev, Jean Jereissati, tem se destacado devido às iniciativas da companhia em diferentes frentes. Jean falou sobre essas ações e destacou a importância de ouvir e envolver a equipe, agir com transparência e atuar com parcerias e cooperação para escalonar os resultados. Para ele, o momento ensina às empresas e lideranças que é possível atuar em conjunto, e que isso deve permanecer após a pandemia.

“É hora de colocar coerência acima de qualquer coisa, de qualquer competição. É exatamente nisso que a gente aposta. Que passe a crise mas fique a colaboração”

Jean Jereissati

Lídia Abdalla, CEO do Laboratório Sabin

Lídia Abdalla é CEO do Laboratório Sabin de Análises Clínicas, empresa do segmento de saúde, ou seja, que atua na linha de frente no combate à covid-19. A líder aponta a valorização da saúde, durante o momento de crise, e destaca a importância da preocupação com o bem-estar e saúde mental das pessoas, e que isso deverá se tornar cada vez mais importante, pois os colaboradores terão a necessidade de serem ouvidos, de terem apoio de seus líderes e das empresas onde trabalham.

“Os líderes olharão cada vez mais para o cuidado com a saúde das pessoas. Já falávamos disso dentro de nossas organizações: a preocupação com depressão, com as doenças da alma. Agora, mais do que nunca, é o momento para tratar também do equilíbrio, da emoção das pessoas. É isso que nos vai fazer, inclusive, sair desse momento e retomar. A solidariedade veio pra ficar”

Lídia Abdalla

Marcos Bicudo, CEO da Vedacit

Para o CEO da Vedacit, Marcos Bicudo, que também esteve presente no Líder 2030 Talks, a pandemia revelou a grande desigualdade social que existe na sociedade e as necessidades mais urgentes da população. Segundo Bicudo, o país ainda está longe de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, mas que é possível realizados com cooperação e liderança das empresas que têm a sustentabilidade como valor legítimo. Essas, de acordo com o líder, terão destaque após a pandemia.

“Os líderes com propósito e as empresas que têm a sustentabilidade de forma transversal e integrada à sua estratégia serão os grandes protagonistas dessa transformação, apresentando soluções para uma nova forma de se criar valor, muito diferente que gerar resultado”

Marcos Bicudo

Marise Barroso, conselheira de empresas

Marise Barroso atua, hoje, como conselheira de diversas empresas (Prática Klimaquip, Grupo Marelli, Amata Brasil, Docile Alimentos, DM Card, Artecola Química e Instituto Akatu), além de ser sócia-fundadora da MRB Consultoria. Barroso, que já participou de outros encontros da Plataforma, defende que a sustentabilidade só será verdadeiramente alcançada quando os líderes adotarem aspectos do universo feminino e aderirem a políticas de igualdade de gênero. Marise afirma que os países que melhor enfrentaram a pandemia são liderados por mulheres e cita alguns exemplos inspiradores de liderança feminina.

“Eu não vejo realmente nenhuma oportunidade das empresas se transformarem, com a urgência que é necessária, se a conduta não deixar de ser tão masculina. Eu acredito mesmo nisso”

Marise Barroso

Leyla Nascimento, presidente da WFPMA e vice-presidente da ABRH

Leyla Nascimento é CEO do Instituto Capacitare, presidente da World Federation of People Management Associations (WFPMA) – a Federação Mundial de RH -, e vice-presidente internacional da ABRH Brasil. A líder fala sobre a importância dos profissionais de Recursos Humanos conduzirem as empresas e líderes nos valores da sustentabilidade, com propósito, pois os colaboradores terão necessidades de serem ouvidos e de enxergarem, em seus líderes e empregadores, valores humanos.

“Esse momento agora é um momento para revisitar valores. Estamos em uma sociedade muito mais exigente, e que está machucada com tudo isso que está acontecendo. Vejo que haverá uma grande necessidade das pessoas de serem ouvidas. Se estamos falando de uma cultura de propósito e valores, é essa vivência que precisamos. É agora que veremos realmente o valor da marca empregadora junto a essa sociedade”

Leyla Nascimento

Painel 2

Assista, na íntegra, ao segundo painel:

O segundo painel do CEO com Propósito aconteceu no dia 29 de maio, sexta-feira, e contou com as seguintes participações:

Cristina Palmaka, CEO da SAP

A CEO da SAP, Cristina Palmaka, é uma grande voz a frente da diversidade e do uso da tecnologia como ferramenta para ajudar a sociedade. Segundo Palmaka, o momento delicado de pandemia, crise econômica e isolamento social afeta, também, a saúde mental das pessoas, mas que os grupos minorizados são os mais vulneráveis a doenças como depressão, e por isso precisam de uma atenção. Para ela, as políticas de diversidade e inclusão não podem ser paralisadas.

“O que aprendemos com o espectro de olhar a saúde mental é que as pessoas que estão na minoridade, nos campos da diversidade, são mais vulneráveis e, por isso, mais propensas aos casos de depressão e aos temas de saúde mental”

Cristina Palmaka

Leonel Andrade, CEO da CVC

CEO da CVC, empresa de um dos segmentos mais afetados pela pandemia, Leonel Andrade, que assumiu a presidência no início da crise, explica como a empresa colocou o seu propósito, a preocupação com a saúde e bem-estar das pessoas, acima do lucro, produzindo inclusive campanha contra seu principal produto, pedindo aos clientes para adiarem suas viagens. Além disso, Leonel conta sobre como a empresa lidou com a questão do fechamento de fronteiras e sua missão de trazer brasileiros de volta ao país, mesmo que não fossem clientes, e cuidar à distância dos que não conseguiram voltar.

“A palavra certa agora é cuidar. Acredito que todo mundo está aprendendo a fazer isso de forma muito mais positiva: cuidar das empresas, cuidar das pessoas, cuidar dos relacionamentos. É preciso olhar para os stakeholders e saber que você cuida bem de cada um deles”

Leonel Andrade

Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil

De acordo com Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil, a proximidade com o cliente durante a crise do coronavírus foi fundamental para entender a situação e atuar em conjunto para ajudar as pessoas. Isso, por que a corporação atende diferentes outras empresas, de diversos segmentos e realidades distintas. Além disso, Andreia defende a importância da diversidade na superação de crises. Ela relata que alguns colaboradores passaram a escrever mensagens de otimismo nas tampas das marmitas que eram entregues aos pacientes hospitalizados, o que fez toda a diferença no atendimento. E isso é resultado da diversidade, que gera mais empatia no time.

“As certezas e as verdades que os líderes costumavam ter nós não temos mais. A certeza que eu tenho agora, daqui um minuto muda e já se torna diferente. Todos estão vulneráveis, e quando ficamos vulneráveis precisamos ouvir as pessoas, para então tomar a melhor decisão. Ouvir é uma competência que será muito valorizada. Precisamos cultivá-la em nossas equipes”

Andreia Dutra

Italo Freitas, CEO da AES Brasil

Italo Freitas é CEO da AES Brasil e embaixador de Energia na Rede Brasil do Pacto Global. Para ele, a energia é um fator essencial, pois garante o bem-estar e saúde das pessoas tanto no isolamento domiciliar quanto nos hospitais. Por isso, Italo chama os colaboradores que precisam trabalhar durante a pandemia para garantir a eletricidade à sociedade de heróis. Italo também comenta sobre os efeitos da poluição na saúde das pessoas, e que pode ser agravante para os casos fatais de cobiv-19. Assim, o líder defende empresas mais sustentáveis e a energia renovável como uma meta para o país, afirmando que há muitos investidores preocupados com essas questões.

“O mercado financeiro começou a perceber o impacto socioambiental que o atual modelo provoca. Esse movimento está cada vez mais forte, ‘contaminando’ investidores e espalhando essa nova mentalidade. Nós podemos perceber isso nos mercados internacionais, mas já começamos a ver investidores locais preocupados em colocar seu dinheiro em empresas com propósito”

Italo Freitas

Eduardo Gouveia, investidor e conselheiro

Após deixar a presidência de grandes empresas, Eduardo Gouveia decidiu atuar como conselheiro e investidor de diversas companhias e startups. Atualmente, é investidor e conselheiro de Allpoints Hotel Rewards, Pin People, Allya, ASAAS e Vee Benefícios, mentor da Aceleradora Social Quintessa, e conselheiro de Capitalismo Consciente, MAPFRE, CI&T e Grupo Moura. O líder comenta sobre uma nova liderança que tem se formado, mais humana, empática e cuidadora, e fala sobre uma transformação que tem ocorrido também nas pequenas empresas. Para ele, companhias com valores de sustentabilidade sairão da crise muito mais fortalecidas.

“Tem sido um momento muito intenso de proximidade à distância. Estamos longe, mas perto. Estamos distantes mas nunca olhamos tanto no olho dos outros como agora. Tenho visto as empresas se movimentarem muito para esse caminho do cuidar das pessoas, do time, e líderes sendo protagonistas com muita flexibilidade e decisão. Sou otimista: sairemos mais humanos, solidários. E as empresas que têm uma cultura forte de sustentabilidade, baseada em valores sólidos, sairão muito mais fortalecidas e serão premiadas pela sociedade”

Eduardo Gouveia

Apoio social

A consultoria Ideia Sustentável apoia o Instituto Adus, organização da sociedade civil que atua junto a refugiados e outros estrangeiros vítimas de migrações forçadas na cidade de São Paulo.

Por meio do CEO com Propósito, a consultoria gostaria de articular e sensibilizar empresas e lideranças a também apoiarem o Instituto.

Saiba mais sobre o Instituto Adus: A solidariedade não pode ter fronteiras

Para doar qualquer quantia a partir de R$10,00 ou ser um Amigo Adus, com contribuições mensais, acesse o link: https://adus.colabore.org/AmigoAdus/people/new

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?