Plataforma Liderança Sustentável lança novo vídeo da série Executivos

Plataforma Liderança Sustentável lança novo vídeo da série Executivos

Está no ar o novo vídeo da Plataforma Liderança Sustentável – Executivos, com Armando Valle, vice-presidente de Sustentabilidade da Whirlpool. Em sua minipalestra, ele discorre sobre os desafios de balancear ansiedade e paciência para alcançar resultados.

Quando assumiu a área de Sustentabilidade da Whirlpool, Armando Valle não gostou muito da ideia, mas procurou aprender o máximo possível sobre o tema. Com os professores certos, tornou-se, no fim das contas, um apaixonado pela causa. Tanto que não tardaria a incorrer nos erros que os apaixonados cometem por precipitação. “Fui brigar com o setor de Tecnologia, pois tínhamos um concorrente que fazia um produto melhor do que o nosso em matéria de eficiência energética”, contou.

Seis meses depois, o concorrente “quebrou”. A lição tirada da história: rapidez exagerada pode falir a companhia; lentidão demais envelhece as marcas. O líder precisa saber equilibrar. Hoje, a Whirlpool é uma das líderes do setor em eficiência energética e busca também influenciar a legislação, pois, com ela, todos têm os mesmos custos e caminhos, e disputam o mercado no mesmo patamar.

A segunda “burrada” também foi fruto da precipitação. Numa reunião com a diretoria, Valle começou a dizer que estavam todos errados sobre seus posicionamentos quanto à sustentabilidade. O presidente, que lhe dava todo apoio, disse: “Entendi perfeitamente as suas colocações, mas não é desse jeito que vamos conseguir avançar.”

Para progredir, a Whirlpool decidiu investigar a cadeia do aço utilizado em sua produção, onde identificou trabalho escravo, carvão de origem não certificada e outros problemas. No começo, os diretores não queriam ter de se preocupar com mais essa atribuição, mas escândalos na concorrência os fizeram repensar e, com o trabalho em equipe, foi feito o mapeamento.

A companhia conta, hoje, com 35 multiplicadores, responsáveis por disseminar o conhecimento de sustentabilidade. À medida que era comunicado, o tema ganhava tração; indicadores de sustentabilidade, por exemplo, foram incluídos nas reuniões mensais e trimestrais de resultados. Tudo caminhava bem, mas chegou o ponto em que, para evoluir, foi necessário criar um Conselho de Sustentabilidade com quatro vice-presidentes.

Nas reuniões trimestrais, definem-se as diretrizes para a companhia. Dois anos atrás, decidiu-se tomar o rumo do resíduo zero nas fábricas. Por quê? “Gosto de fundamentar: os riscos de não se ter aterros suficientes, hoje em dia, são muito grandes”, explicou Valle, para quem a procura de jovens pela área de Sustentabilidade da Whirlpool indica que a empresa está no caminho certo, com grandes chances de perpetuar essa cultura.

Assista ao vídeo: http://goo.gl/ybbIjd

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?