Plataforma Liderança Sustentável atrai 210 participações em Manaus

18 de junho de 2013

Compartilhe:
Plataforma Liderança Sustentável atrai 210 participações em Manaus - Ideia Sustentável

Por Cláudia Piche


A recepção dos manauaras ao encontro regional da Plataforma Liderança Sustentável foi tão calorosa quanto o clima da capital amazonense – que passava dos 30 graus na manhã  desta terça-feira (18/06).

Líderes e gestores de empresas como Moto Honda, Yamaha, Nokia, Santander, Companhia de Navegação da Amazônia, Manaus Ambiental, Amazon Sat, rede varejista Bemol, entre outras, estiveram presentes para acompanhar as palestras de Alessandro Carlucci, presidente da Natura,  Armando Ennes do Valle Jr, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool (fabricante das marcas Brastemp, Consul e Kitchen-Aid) e Ricardo Voltolini, consultor e idealizador da Plataforma Liderança Sustentável.

Os trabalhos foram abertos pelo anfitrião SESI, representado por Nelson Azevedo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM. Na sequência, Voltolini fez sua explanação, analisando as principais características dos líderes sustentáveis – como agem, pensam e em que valores acreditam. Tema desdobrado, depois, em workshop gratuito oferecido aos participantes no período da tarde.

Em seguida, Armando Ennes explicou de que maneira as dificuldades enfrentadas pela empresa com alguns de seus fornecedores fez avançar a necessidade da inserção da sustentabilidade na estratégia do negócio. “Toda vez que há um desequilíbrio entre os pilares social, ambiental e econômico, vamos ter um problema lá na frente”, admitiu.

O vice-presidente da Whirlpool falou, ainda, sobre programas como o Consulado da Mulher (nome inspirado na marca Consul), que já patrocinou mais de 30 mil mulheres, em 10 anos, com programas de incentivo ao empreendedorismo feminino para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida de suas famílias. E também de metas como a do resíduo zero – já atingida na fábrica de Manaus apenas 8 meses após seu lançamento. “Ser sustentável é mais caro do que não ser. Mas, hoje, não existe mais essa segunda opção”, enfatizou Ennes.

Considerada uma das empresas brasileiras mais sustentáveis, a Natura sabe o quanto esse reconhecimento aumenta sua responsabilidade, disse Alessandro Carlucci, no início de sua apresentação. Contando com uma rede de 1,5 milhão de consultoras e consultores no Brasil, em outros 5 países da América Latina e na França, a empresa aposta no elemento humano como essencialmente relevante para a sustentabilidade do negócio.

“Sabemos que estamos o tempo todo em desequilíbrio, porque economia, sociedade e preservação ambiental não são temas fáceis de se equilibrar. Por isso, buscamos entender como essas coisas, somadas, podem gerar valor para todas as partes”, refletiu.

Carlucci também discorreu sobre como a sustentabilidade tem sido utilizada como vetor de inovação e geração de negócio – proposição que consta do centro do planejamento estratégico da empresa. Nesse sentido, a Natura inaugurou recentemente, em Manaus, um Núcleo de Inovação, cujo objetivo é tornar-se um hub de pesquisas para adicionar valor à biodiversidade brasileira. O presidente da Natura anunciou, ainda, o lançamento de uma nova linha de produtos para o corpo que irá reduzir sensivelmente o uso de materiais nas embalagens, “pensadas simplesmente para carregar o produto”, cujo slogan de campanha será “Por que você precisa de algo que não precisa?”

Ao final das apresentações, o público presente teve a rara oportunidade de fazer perguntas aos executivos durante cerca de uma hora. A possibilidade de refletir sobre as próprias práticas e buscar novas referências para suas empresas foram destacadas como pontos fortes do evento por Silvana Aquino, chefe de RH da Yamaha, e por Kenia Pinheiro, coordenadora dos programas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Cia de Navegação da Amazônia.

Os líderes foram ainda questionados sobre como quebrar resistências e engajar colaboradores e a alta hierarquia para inserir a sustentabilidade na gestão de seus negócios. “Mais do que buscar as respostas certas, o mais importante é se permitir fazer as perguntas”, afirmou o presidente da Natura. E foi assim, repletos de novas perguntas, que gestores e líderes de Manaus embarcaram na Plataforma Liderança Sustentável.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?