O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), promove o evento anual da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), criada com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução de emissões de GEE, rumo ao baixo carbono. O encontro, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 20 de outubro de 2011, das 14 às 19 horas, no Teatro Vivo, em São Paulo.
A EPC reunirá representantes dos setores privado, público e sociedade civil organizada para discutir o contexto, cenários e tendências em relação às questões climáticas. Na ocasião, também será lançado o estudo Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil – Processos Industriais e Resíduos, elaborado no âmbito da Plataforma EPC, continuação do estudo lançado em 2010, cujo foco eram os setores de energia, transporte e agronegócio.
Para o coordenador do GVCes, Mário Monzoni, este programa é uma iniciativa importante, já que o setor produtivo deve se preparar para acompanhar as mudanças tecnológicas e de gestão necessárias para superar desafios ligados a mudança do clima. O acesso a recursos financeiros deve ficar condicionado a novos parâmetros orientados pelas questões climáticas, o que afetará vários setores da economia. “A transição para a economia de baixo carbono pode – e deve – ser vista não só como um desafio, mas como uma grande oportunidade para o Brasil e suas empresas. A não adequação significa perder espaço neste cenário”, define Monzoni.
A Plataforma Empresas pelo Clima foi lançada em outubro de 2009 em parceria com a rede The Prince of Wales Corporate Leaders Network For Climate Action (CLN). A EPC contou com 27 empresas no ano de sua fundação e hoje já reúne 39 membros dos mais diversos setores.
A partir das atividades da EPC, o empresariado brasileiro tem a possibilidade de avaliar seus riscos e oportunidades, discutir coletivamente soluções práticas e contribuições ao marco legal sobre mudanças climáticas no Brasil. Esse esforço tem por objetivo contribuir para:
– Fortalecer a competitividade da indústria nacional em um novo contexto econômico global
– Garantir o acesso dos produtos brasileiros aos mercados internacionais, cada vez mais exigentes em padrões socioambientais
– Construir um mercado interno propício ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e a práticas empresariais com menor potencial emissor de GEE
– Promover a segurança energética brasileira
Inscrições e mais informações pelo site ou e-mail.
Programação:
13h30 – 14h: Credenciamento
14h – 14h30: Abertura
Professora Maria Teresa Fleury (Diretora da FGV-EAESP)
Mario Monzoni (Coordenador do GVces – Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP)
14h30 – 16h15: Painel 1: Mecanismos de Mercado para enfrentamento das mudanças climáticas – Casos internacionais e oportunidade para o Brasil
– Derek Walker (Diretor de Estratégia para Iniciativas Climáticas, Environmental Defense Fund – EDF)
– Keith Regan – Diretor da Camco UK
– Guilherme Fagundes (Gerente de Produtos Ambientais, Energia e Metais, BM&F Bovespa)
– Suzana Kahn Ribeiro (Subsecretária de Economia Verde do Rio de Janeiro)
– Mediador: Mario Monzoni (Coordenador do GVces)
16h15 – 16h45 – Coffee Break
16h45 – 18h45: Painel 2: Regulamentação e Mudanças Climáticas no Brasil
– Karen Suassuna (Diretora de Mudanças Climáticas do MMA)
– Josilene Ferrer (Coordenadora do Programa Estadual de Mudanças Climáticas de São Paulo)
– Paula Bennati (Analista de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria CNI)
– Fernanda Carvalho (Representante do Observatório do Clima e da ONG Nature Conservancy)
– Mediador: Guarany Osório (Plataforma Empresas Pelo Clima)
18h45 – 19h00: Lançamento das Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil – Processos Industriais e Resíduos
Encerramento
Mario Monzoni (Coordenador do GVces)
19h – 21h30: Coquetel
Serviço:
Data: 20 de outubro de 2011 – das 14h às 19h
Local: Teatro Vivo
Endereço: Rua Dr. Chucri Zaidan, 860
Sobre o GVces
O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. Sua missão é expandir continuamente as fronteiras do conhecimento contribuindo para um desenvolvimento sustentável, no âmbito da administração pública e empresarial. O GVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional. Seus programas são orientados por quatro linhas de atuação: (i) formação; (ii) pesquisa e produção de conhecimento; (iii) articulação e intercâmbio; e (iv) mobilização e comunicação.
Sobre a FGV-EAESP
Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a 1ª instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.
Mais informações:
GWA Comunicação Integrada – Tel. (11) 3030-3000
Robson Bertolino – (11) 8261-8081 / [email protected]
Regiane Tosatti – (11) 9213-2750 / [email protected]
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.