PARCERIA – Ibéria e Repsol realizam o primeiro voo espanhol com biocombustível

outubro de 2011

Compartilhe:

A Ibéria e a Repsol realizaram hoje o primeiro voo espanhol impulsionado por biocombustível. A rota selecionada para a realização do mesmo foi a Ponte Aérea Madri/Barcelona, e o avião, um Airbus A320 da Ibéria, que percorreu com sucesso o trajeto. Durante o voo, foram consumidos 2,6 mil quilos de uma mistura de biocombustível de camelina e o comburente JET A-1 convencional, que permitiram uma economia de cerca de 1,5 mil quilos de emissões de CO2.

O biocombustível de segunda geração utilizado na prova é uma mistura realizada pela ASA com Bioquerosene Parafínico Sintetizado produzido pela Honeywell-UOP, avaliado e acreditado pela Repsol em seu Centro de Tecnologia, que permite uma redução de emissões de gases do efeito estufa de cerca de 20%.

A Ibéria se ocupou do planejamento dos aspectos operativos do voo (avião, tripulação, programação, etc.) e, para a assistência em terra do avião em Barajas, usou um carro elétrico modelo iON da Peugeot. A companhia está realizando provas com diferentes tipos desses veículos para ver qual se adapta melhor às condições atmosféricas do aeroporto.

No voo com biocombustível a Ibéria fornece, também, os meios técnicos e de pessoal necessários na manutenção, incluindo as suas instalações em La Muñoza, próximas ao aeroporto de Barajas, onde foi realizada a carga do biocombustível. A companhia aérea espanhola também monitorou permanentemente com a Airbus e esta, por sua vez, com os fabricantes de motores, a certificação técnica e operativa do biocombustível para o seu uso na aviação comercial.

A Repsol se encarregou da obtenção, distribuição e logística do combustível, cuja formulação foi avaliada e credenciada pelos pesquisadores do Centro de Tecnologia Repsol, e submetida a diferentes ensaios de alto rendimento. A empresa tem uma longa trajetória e ampla experiência na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de biocombustíveis, e, através do seu Centro de Tecnologia, um dos mais avançados da Europa, promove e impulsiona diferentes pesquisas nesse âmbito.

A operação se enquadra no projeto-piloto Vuelo Verde, pioneiro no setor aéreo espanhol, e que nasceu em fevereiro de 2011 com o objetivo de avançar na utilização de biocombustíveis na aviação. O voo com biocombustível faz parte também do Plano Estratégico de Meio Ambiente da Ibéria que, entre outras iniciativas, inclui a participação da companhia em diversos projetos contra as mudanças climáticas.

O presidente da Ibéria, Antonio Vázquez, que assistiu ao primeiro vôo espanhol com biocombustpivel, afirmou: “para a Ibéria, é um orgulho poder trazer para este projeto a nossa experiência como companhia aérea e como empresa de manutenção de aviões. A luta contra a mudança climática é um dos maiores desafios enfrentados em nosso setor, e os biocombustíveis são fundamentais para reduzir nossa dependência energética do petróleo, ganhar em competitividade, e alcançar os objetivos ambiciosos de redução de CO2 que se propôs a indústria aérea”. A Ibéria faz parte do Dow Jones de Sustentabilidade desde 2007 e, nos últimos três anos, obteve a melhor pontuação do setor na dimensão meio ambiental que analisa o índice. 

Para Pedro Fernández Frial, diretor geral de Downstream da Repsol, o primeiro voo espanhol com biocombustível “supõe um passo a mais no compromisso da Repsol com a mobilidade sustentável, impulsionando o desenvolvimento de biocombustíveis de segunda geração”. E acrescentou que “Desde a Unidade de Novas Energias, a Repsol contribui na visão de um futuro da energia mais diversificado e sustentável”. O Plano de Sustentabilidade da empresa recebeu diversos reconhecimentos, com destaque para a recente edição 2011 dos prestigiosos índices de sustentabilidade Dow Jones, que qualifica à Repsol como a petroleira mais transparente e sustentável do mundo, com a máxima pontuação possível em transparência, estratégia frente às mudanças climáticas, e refinação e combustíveis limpos, entre outras das múltiplas atuações analisadas.

Depois do sucesso da prova, ambas as companhias analisarão como continuar desenvolvendo iniciativas conjuntas que lhes permitam avançar na pesquisa, desenvolvimento e uso de biocombustíveis na aviação comercial.


Ibéria

A participação da Ibéria no voo com biocombustível se enquadra dentro de um grande plano estratégico da companhia para desenvolver a sua atividade de forma sustentável, e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Como integrante da IATA, a Ibéria participa da Estratégia de Futuro desta associação, cujo objetivo é chegar ao crescimento Zero de emissões de CO2 em 2020. A companhia aérea espanhola faz parte também do programa europeu SESAR, que tem como objetivo final melhorar a eficiência do espaço aéreo na Europa, o que suporia um menor consumo de combustível das companhias aéreas e, portanto, a redução das emissões de CO2.

A Ibéria realiza uma contínua renovação de seus aviões, e dispõe de uma frota muito moderna que permitiu reduzir suas emissões de CO2, em 2010, em 4%, e quase 10% nos últimos 5 anos. A empresa tem previsto renovar a sua frota de longo curso com um pedido de até 16 aviões Airbus A330, com motores de última geração para otimizar o consumo de combustível, e reduzir as emissões de CO2 por avião em torno de 15%, comparado com seus atuais Airbus A340.

O plano estratégico de meio ambiente da Ibéria inclui, também, a implicação da companhia na obtenção de biocombustíveis para seu uso na aviação comercial. Com esse fim, a Ibéria assinou um Convênio com o SENASA (Serviços e Estudos para a Navegação Aérea e a Segurança Aeronáutica, que depende do Ministério de Desenvolvimento) e com a Airbus, a fim de contribuir para a utilização de biocombustível para a aviação na Espanha, e participa de um projeto de pesquisa cujo objetivo final é a produção de um biofuel/biocombustível a partir do cultivo de micro-algas.

 

Repsol

A Repsol é comprometida com o desenvolvimento de um novo modelo que assegure o fornecimento sustentável de energia para a mobilidade. A empresa desenvolve diferentes iniciativas de negócio em âmbitos como a bioenergia e as energias renováveis aplicadas ao transporte, por meio de sua Unidade de Negócio de Novas Energias.

A empresa tem uma longa trajetória e ampla experiência na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de biocombustíveis. É pioneira na pesquisa e desenvolvimento de cultivos de micro-algas, campo em que possui diversas patentes. Além disso, a sua filial Kuosol é especializada em cultivos energéticos que não concorrem com a alimentação.

No setor da aviação, a Repsol participa de diferentes fóruns, como o Observatório de energias sustentáveis para a aviação e em seu Centro de Tecnologia estuda soluções para melhorar a eficiência e a redução de emissões.

 
ASA

Aeroportos e Serviços Auxiliares (ASA) é um organismo descentralizado do Governo Federal Mexicano. Tem 46 anos de experiência na indústria aeroportuária e 32 como único fornecedor de combustível a nível nacional.

Atualmente, opera uma rede de 18 aeroportos ao longo do território mexicano e é responsável pelo abastecimento de combustível para aeronaves através de 59 postos de combustível e 2 pontos de fornecimento. Há pouco mais de dois anos, a ASA começou a trabalhar no projeto “Plano de Voo até os Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação no México”. Através dessa iniciativa, a ASA conseguiu estabelecer a cadeia de produção deste bioenergético.     

É importante mencionar que o governo mexicano está trabalhando junto com o Ministério de Desenvolvimento da Espanha, a raiz do convênio formalizado em novembro de 2010 entre a Secretaria das Comunicações e Transportes do México e a Secretaria de Estado de Transportes do Reino da Espanha, intitulado “Convênio Marco, sobre Transporte aéreo Segurança e Sustentabilidade”, com o objeto de contribuir para o desenvolvimento da aviação civil em ambos os países. Assim mesmo, destaca-se o “Acordo Específico Relativo ao Desenvolvimento de Biocombustíveis na Aviação” entre Aeroportos e Serviços Auxiliares e a Agência Estadual de Segurança Aérea da Espanha.


Airbus

A Airbus está cumprindo um papel vital para acelerar a comercialização e certificação dos biocombustíveis, e esteve trabalhando juntamente com a Ibéria para tornar realidade o voo. “Acreditamos que a comercialização de biocombustíveis é essencial para que o setor aéreo possa enfrentar o desafio da redução de emissões de CO2, e parabenizamos a Ibéria por seu primeiro voo com biocombustível”, afirmou Paul Nash, Diretor de Novas Energias da Airbus.

 

Mais informações:

REPSOL                                                                     
Direção Geral de Comunicação                   
Tel.  91 753 87 87                                           
[email protected]          
                                      

IBÉRIA
Subd. Imprensa e Comunicação Interna
Tel.  91 587 72 05
[email protected]

 

 

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?