Se fosse uma personagem do francês Honoré de Balzac, a revista Ideia Sustentável poderia ser considerada, a partir de agora, uma balzaquiana! A metáfora não se refere à idade cronológica, claro, mas ao número de edições: chegamos à IS 30 tal qual a mulher de 30 anos do escritor: mais madura, com mais conteúdo.
Conteúdo, aliás, que vai exigir fôlego do leitor ao aventurar-se pelas próximas páginas. A começar pela quantidade de entrevistas exclusivas. É o caso da que fizemos com Mark Vachon, da GE. A empresa promoveu um grande seminário em novembro, em São Paulo, intitulado +Brasil, ocasião em que conversamos, de forma inédita no país, com o vice-presidente e líder global para a linha Ecomagination, plataforma de inovações sustentáveis que já se transformou numa das iniciativas mais rentáveis da história da GE.
Outro grande destaque da edição balzaquiana de Ideia Sustentável é a reportagem especial sobre o que empresas estão fazendo para transformar as cidades em lugares melhores para os cidadãos, o meio ambiente e, obviamente, a realização de negócios. A convite da Siemens, fomos a Londres para a inauguração do Crystal, edifício-sede de um projeto que pretende tornar-se referência mundial no intercâmbio de práticas urbanas de sustentabilidade. E aproveitamos para saber, também, como as grandes empresas têm atuado e contribuído para o desenvolvimento desse nicho da nova economia.
Na segunda reportagem especial, um tema que há muito vem nos tentando: os negócios sociais. Acompanhamos o Fórum Mundial de Negócios Sociais, no Rio de Janeiro, para entender os diferentes tipos de empreendimentos atuantes na solução desses problemas e na inclusão de setores sociais menos favorecidos. E descobrimos não só ótimas ideias com grande impacto positivo na sociedade como também o mundo de oportunidades que essa modalidade de negócios representa. A expressão pode até soar como um clichê, mas reflete exatamente do que se trata: são negócios, efetivamente, do bem!
Como complemento de praticamente todos os assuntos abordados nas edições da revista, temos tido a felicidade de contar, ainda, com artigos exclusivos de novos e antigos parceiros. Com seus conhecimentos especializados e capacidade de análise, eles oferecem um variado painel de ideias e elementos para que o leitor possa elaborar a sua própria opinião sobre cada um dos temas apresentados.
Por falar em parceria, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) estreia na produção de conteúdo para o Dossiê Verde, a partir de uma coletânea de estudos sobre sete setores da economia, dos quais quatro integram a síntese que compõe o texto aqui publicado, sobre diretrizes e oportunidades para uma economia verde no Brasil.
Já veterano entre os parceiros de Ideia Sustentável, o instituto Market Analysis não poderia deixar de marcar sua presença, ao trazer resultados e análises de pesquisas inéditas, sempre apontando as principais tendências em sustentabilidade corporativa.
Na seção sobre a Plataforma Liderança Sustentável, o leitor vai saber tudo sobre o lançamento de novos formatos e produtos da iniciativa. E conhecer a agenda de encontros regionais já acertados para o primeiro semestre de 2013.
Impossível não notar, também, que nossa edição balzaquiana – por uma feliz coincidência – está repleta de presença feminina, como se pode comprovar nas entrevistas da vice-presidente da Jonhson&Jonhson, Paulette Frank, e da ex-senadora Marina Silva. Bem como na seção Liderança Sustentável, assinada por Andrea Alvares, da PepsiCo.
Saiba mais:
A voz do coração: Transparência, sinceridade e paixão são características marcantes do discurso e do estilo de liderança da presidente da Divisão de Bebidas Brasil da PepsiCo. Ao ler o artigo que Andrea Alvares escreveu com exclusividade para a seção Liderança Sustentável, a impressão que se tem é de estar ouvindo a voz dela. Uma ótima oportunidade para o leitor conhecer um pouco mais sobre a executiva, mas também a mulher Andrea, e entender por que ela está entre as 20 lideranças já integrantes da Plataforma Liderança Sustentável.
Bom vivant, no bom sentido: Criador do conceito do “ócio criativo”, não seria exagero afirmar que o sociólogo italiano Domenico de Masi é um teórico da arte do bem viver. E como sustentabilidade, em última análise, não significa nada além do que viver bem, aproveitamos sua visita recente a São Paulo para saber o que pensa sobre empresas, meio ambiente, trabalho e economia criativa – o mais recente tema de sua pesquisa acadêmica e de sua literatura. Veja em Réplicas.
Empolgado com o Brasil: Em 30 anos de trabalho na GE, Mark Vachon é o executivo que liderou a maior quantidade de negócios na empresa. Atualmente como vice-presidente e líder global para linha Ecomagination, plataforma de soluções sustentáveis, Vachon enxerga o Brasil como um dos parceiros potencialmente mais estratégicos para o desenvolvimento de inovação em tecnologias limpas, sobretudo no campo dos biocombustíveis. Ele ainda não fala português. Mas certamente o fará, em breve! Confira a Entrevista Especial.
Riqueza na pobreza: Junto com o já falecido C.K. Prahalad, Stuart Hart pode ser considerado um dos pais da teoria sobre a riqueza na base da pirâmide – segundo a qual empresas devem conciliar lucro e desenvolvimento social se quiserem ser sustentáveis. Um dos mais conceituados consultores em sustentabilidade da atualidade, e parceiro de Ideia Sustentável, Hart concedeu-nos uma entrevista exclusiva, que complementa brilhantemente a reportagem especial sobre negócios sociais.
Assim como a mulher de 30 anos de Balzac, Ideia Sustentável 30 quer não apenas ser amada. Mas, sobretudo, desejada. Boa leitura!
Cláudia Piche é diretora de Conteúdos da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade e editora desta revista.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.