Comunicação verde

Comunicação verde

Estudo inédito da Market Analysis, instituto de pesquisas de mercado e opinião pública especializado em sustentabilidade empresarial, mapeou os anúncios sobre atuação sustentável dos últimos dez anos durante a semana de celebração do dia mundial do meio ambiente e na mesma semana dos meses imediatamente anteriores e posteriores.

Ao todo foram analisados 137 anúncios com base nos arquivos das duas revistas semanais de maior circulação no Brasil (Veja e Época). Desse total, 92 correspondem a empresas privadas, 22 a empresas de capital misto e 18 do setor público (o terceiro setor responde com 5 anúncios).

De 2001 até 2011, o número de anúncios eco-friendly publicados por organizações públicas e privadas na semana do dia do meio ambiente pulou de 3 para 17 – o mesmo tipo de anúncios um mês antes ou um mês depois variou apenas de 1 para 3,5 em média.

“A grande diferença entre anunciar ações, intenções ou simplesmente declarações congratulatórias centradas no ecológico na semana do meio ambiente e nas outras semanas revela o nível de oportunismo verde das instituições”, comenta Fabián Echegaray, diretor da Market Analysis, responsável pelo levantamento.

Ao calcular o índice de publicidades eco de 2001 até 2011 notamos, inclusive, a queda nos números de anúncios durante a semana do meio ambiente (70,5 peças) para as semanas em que não há celebração ambiental (21 peças), interpreta Echegaray.

“Isso significa que só pelo fato de celebrar-se o dia mundial do meio ambiente haverá uma corrida publicitária para aproveitar a oportunidade de ser associado com o valor ambiental quase 3,5 vezes superior do que numa época normal. Esse é o tamanho do oportunismo verde no Brasil.”

Quem é mais oportunista, o setor privado ou o público? Os dados da pesquisa trazem uma surpresa: são entidades do setor público (governos estaduais ou municipais, mas principalmente empresas públicas) quem mais visam faturar o dia do meio ambiente em termos publicitários.

O setor público tem 14 vezes mais chances de aproveitar esse momento para associar sua imagem com o evento do meio ambiente. As empresas privadas e de capital misto são bem mais moderadas no seu uso do oportunismo verde: elas têm 2,4 vezes mais chances de tirar proveito da ocasião quando se compara ao seu padrão de anúncios verdes fora da época do dia mundial do meio ambiente.

Sobre a pesquisa

O estudo Mapeamento dos anúncios ecológicos investigou um total de 66 edições de revistas semanais, de 2001 a 2011, sendo 33 da revista Veja e 33 da revista Época, referentes aos meses de maio, junho e julho. Um total de 137 anúncios relacionados à sustentabilidade compõem a amostra do estudo.

Sobre a Market Analysis

Instituto de pesquisas de mercado e opinião pública, a Market Analysis possui mais de quatorze anos de experiência em estudos relacionados aos mais diversos temas socioeconômicos do mercado nacional e internacional, principalmente para os países da América Latina. A empresa realiza anualmente pesquisas sobre Sustentabilidade Corporativa e Reputação Empresarial e já coordenou mais de 800 projetos em 20 estados brasileiros. A Market Analysis desenvolve regularmente projetos para empresas de atuação local e global, como SENAI, Petrobras, Coca-Cola e O Boticário.

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