Novos talentos sociais

Novos talentos sociais

A 6ª edição do Prêmio Empreendedor Social e a 2ª do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro chegam à etapa final em 25 de novembro (quinta-feira), às 19 horas, quando serão apresentados os dois vencedores de 2010, em cerimônia restrita a convidados no Masp, em São Paulo. São seis finalistas do Empreendedor Social e quatro do Folha Empreendedor Social de Futuro. Ao todo, os prêmios contabilizaram 266 inscritos neste ano, dentre líderes sociais de 23 Estados e do Distrito Federal.
O Prêmio Empreendedor Social, promovido no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com o jornal Folha de S.Paulo, destaca pessoas que atuam há pelo menos três anos de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto positivo na sociedade ou em áreas como ambiente, educação, infância e saúde. Os finalistas deste ano são: Axel Grael, do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael (RJ); Carlos Zuma, do Instituto Noos (RJ); José Junior, do AfroReggae (RJ); Márcia Rolon, do Instituto Homem Pantaneiro/Moinho Cultural (MS); Roberto Kikawa, da Associação Ebenézer/Projeto Cies (SP); e Sueli de Lima, da Casa da Arte de Educar (RJ).
O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, promovido exclusivamente pela Folha, reconhece e promove talentos sociais que atuam há no mínimo um ano e no máximo três anos de forma inovadora e que necessitem de apoio para multiplicar o impacto de sua iniciativa. Concorrem a esse prêmio: Karina Rehavia, da Ninui (RJ); Marcelo Mello, do Instituto Prove (SP); Ricardo Cardim, da Associação Amigos das Árvores (SP); e Wagner Gomes, da Adel – Agência de Desenvolvimento Econômico Local (CE).
“A elevada qualidade das iniciativas que concorrem neste ano inspiram a Folha a reiterar seu compromisso de reconhecer publicamente ações tão importantes para o país”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo. Para Mirjam Shoening, diretora-executiva da Fundação Schwab, “mais uma vez, pelo sexto ano consecutivo, o Brasil confirma sua vocação de rico celeiro de empreendedores, que inovam nas áreas social, econômica e ambiental”.
Cerimônia de premiação
Para apresentar os vencedores, os organizadores realizarão uma cerimônia no Masp, em 25/11. Às 19h, tem início um coquetel, com a presença dos finalistas, participantes de edições anteriores e convidados. No local, haverá uma exposição com fotos dos projetos, realizadas pelo fotógrafo Renato Stockler. Em seguida, às 20h, começa a premiação. A abertura contará com apresentação da Oficina de Menestréis. Quem comandará a cerimônia, com tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais), será o professor Pasquale Cipro Neto.
Antes de chamar os finalistas do Folha Empreendedor Social de Futuro, será exibido um vídeo com suas trajetórias de vida. Então, todos são certificados e é anunciado o vencedor. Na segunda parte, subirão ao palco os seis finalistas do Prêmio Empreendedor Social, com exibição de vídeos de cada um. Para revelar o vencedor e entregar o troféu, sobe ao palco o ganhador da edição 2009.
Seleção criteriosa
O júri 2010 é composto por: André Albuquerque, Graziella Maria Comini, Lázaro Ramos, Luciano Coutinho, Luiz Ros, Mirjam Schoening, Sérgio Dávila, Vivianne Naigeborin e Rubens Harry Born. Eles definirão o vencedor do Empreendedor Social 2010 com base nos seguintes critérios: inovação, sustentabilidade, impacto social direto, alcance e abrangência, além de efeito multiplicador. Para a escolha do Empreendedor de Futuro, a avaliação leva em conta os mesmos quesitos, sendo que inovação tem o dobro do peso.
Os finalistas, antes de serem submetidos ao júri, passaram por um processo bastante rigoroso. Na etapa inicial, realizada pela comissão organizadora e pela sitawi — empresa que oferece capital e aconselhamento para impacto social —, foram consideradas: análise de documentos, adequação aos requisitos dos prêmios e avaliação fiscal. Depois, uma equipe visitou os projetos finalistas para conhecer as iniciativas e entrevistar o empreendedor e sua equipe, além de apoiadores, beneficiários diretos e parceiros.

Premiação

Promovida em 15 países e em seis regiões do mundo pela Fundação Schwab, organização suíça criada por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde, a premiação concede ao vencedor a participação na rede mundial de “Empreendedores Sociais de Destaque”, com 190 líderes em 55 países — 14 no Brasil. O ganhador também poderá participar do Fórum Econômico Mundial na América Latina. Outros benefícios são consultoria gratuita e bolsa de estudos em instituições internacionais renomadas, como Harvard e Stanford.
O vencedor do Empreendedor Social de Futuro recebe consultoria gratuita de gestão da sitawi e bolsa de estudos em gestão em terceiro setor na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). O vencedor e os finalistas também poderão participar dos ciclos de formação realizados pela Artemisia.
Mais informações:
P&B Comunicação – Talita Mochiute/Aline Machado
E-mail: [email protected]
Tels.: (11) 6291-1985 / (11) 8058-1203

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?