Copa Orgânica e Sustentável será lançada em 2012

19 de dezembro de 2011

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A campanha Copa Orgânica e Sustentável será lançada no primeiro semestre de 2012. A proposta da campanha foi aprovada por unanimidade em jantar realizado no restaurante Quintal dos Orgânicos em São Paulo, no dia 08 de dezembro de 2011, durante reunião com mais de 60 representantes dos setores orgânico e sustentável.

O evento foi promovido pelo Núcleo Temático Copa Orgânica e Sustentável, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pelo Planeta Orgânico e pelo IPD, que fazem parte deste Núcleo Temático. O diretor do Departamento de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, apresentou a proposta da Campanha Copa Orgânica e Sustentável, destacando que “a campanha vem se somar a outra iniciativa do Ministério, em que o programa Talentos do Brasil vai lançar coleções de moda feitas exclusivamente por artesãs da agricultura familiar para a Copa do Mundo da Fifa”.

A campanha tem por objetivo articular os diversos segmentos de alimentos e bebidas, serviços turísticos, amenities (cosméticos) e artesanato, para qualificar a oferta, ampliar a produção e o consumo consciente dos produtos com o selo da agricultura familiar, da sociobiodiversidade, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica.

Uma associação nacional será criada para implementar um plano de trabalho e organizar a campanha Copa Orgânica e Sustentável.

Antes, durante e depois da Copa 2014

Após a execução de um vídeo sobre a Campanha Copa Organica e Sustentável, Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, disse que “a Copa Orgânica e Sustentável será um catalizador para o desenvolvimento de um círculo virtuoso, criando ofertas e demandas sustentadas. Por intermédio de seminários e ações estratégicas nas cidades sede, será promovida a aproximação dos produtores com hotéis, pousadas e restaurantes, antes, durante e depois da Copa 2014”.

Segundo Claudio Langone, coordenador da Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 (CTMAS), vinculada ao Ministério do Esporte, “é importante que a população e os turistas, nacionais e estrangeiros, percebam esta oferta diferenciada e qualificada, associando a imagem do país ao consumo consciente.”

Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organic Brasil do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), acha que o Brasil deve ganhar com esta iniciativa que leva à formalização dos setores envolvidos. “Observando o que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, onde houve a regulamentação e o nível de investimento cresceu, esperamos que aqui ocorra o mesmo comportamento de crescimento”.

Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministerio de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente ressaltou a importância da Semana dos Orgânicos como formadora de opinião, lembrando que em 2012 e 2014 a Semana dos Orgânicos acontecerá em datas próximas a Rio+20 e Copa 2014.

Núcleo temático “Copa Orgânica e Sustentável” articula apoio do governo e da iniciativa privada

O núcleo coordenado pelo MDA vem realizando reuniões com os Ministérios apresentando as iniciativas que farão parte da Copa Orgânica e Sustentável. Já foram realizadas reuniões nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Esporte, do Turismo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Meio Ambiente, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Empresas com forte presença no setor orgânico como o Pão de Açúcar, Native, Mãe Terra, e certificadoras como IBD e Ecocert , mais a ABIS ( Associação Brasileira de Indústria de Sorvestes) apoiaram a proposta para a campanha Copa Orgânica e Sustentável.

Alexandre Borges, diretor da Mãe Terra declarou: “A Mãe Terra quer ajudar a viabilizar a milhares de consumidores a opção de se alimentarem com produtos orgânicos e saudáveis durante a Copa. Para tanto, nosso desafio será trazer produtos orgânicos de “pronto-consumo”  e com muito sabor! Este jantar teve a função de lançar a pedra fundamental da mobilização em torno de um projeto relevante não apenas para o setor, mas para o Brasil na Copa. Saio do jantar otimista que daremos um “show de bola” com os produtos orgânicos e sustentáveis brasileiros.”

Luiz Mazzon, diretor da Ecocert, acha que a inclusão de produtos orgânicos e sustentáveis na Copa 2014 seria uma demonstração de maturidade do país quanto ao tipo de legado que os jogos podem deixar, que vão muito além da infra-estrutura. Principalmente por ser o Brasil um país em desenvolvimento, a inclusão de produtos orgânicos e sustentáveis traria um grande diferencial de imagem. É também uma oportunidade única para “colocar na vitrine” este tipo de produto para todo o mundo, e indiretamente, demonstrar aos brasileiros a importância da valorização destes produtos.  Isso tudo, obviamente, depende também da boa organização do evento como um todo”, diz Luiz Mazzon.

O empresário Nardi Davidsohn, sócio proprietário do restaurante onde foi realizado o jantar, conversou com Arnoldo de Campos sobre seu interesse em levar o Quintal dos Orgânicos para outras cidades do Brasil.

O presidente da ABIS (Associação Brasileira de Indústria de Sorvetes) Eduardo Weisberg, também esteve presente neste jantar e manifestou seu apoio a iniciativa: “ Foi muito bom fazer parte do lançamento do Projeto Copa Orgânica e Sustentável. Percebo que o Governo está no caminho certo com a criação de uma Associação multidisciplinar que conduza a organização e as ações da Copa Orgânica e Sustentável. O Brasil é um país ímpar e tenho certeza que organizados, realizaremos um evento que deixará marcas positivas para o mundo.Sou um entusiasta e já me considero um parceiro nesta empreitada.Parabéns ao Governo Federal, ao IPD Orgânicos e ao Planeta Orgânico por esta iniciativa brilhante.”

Green Rio terá painel sobre a “Copa Orgânica e Sustentável”

Dias 19 e 20 de junho, na semana em que acontecerá no Rio de Janeiro a Conferência Rio+20, será realizado no Centro de Convenções Bolsa do Rio o evento Green Rio.

Durante este evento haverá a Conferência Green Rio na qual serão discutidos diversos temas relacionados a Economia Verde, entre eles “Copa Orgânica e Sustentável”.

O Green Rio conta com o apoio da GIZ, da BMF / Bovespa e da Bolsa Brasileira de Mercadorias.

O Planeta Orgânico é uma empresa de comunicação e marketing que realiza e promove eventos no Brasil e em outro países desde 2003, com destaque para os setores orgânico e sustentável. O Planeta Orgânico faz parte do Núcleo Temático Nacional da Copa Orgânica e Sustentável e do Núcleo Temático da Copa Orgânica do Estado do Rio de Janeiro.

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