Tudo sobre a nova revista Ideia Sustentável

Tudo sobre a nova revista Ideia Sustentável

Me inclua “dentro” desta!

Por Cláudia Piche

Talvez não fosse exagero dizer que esta é uma edição “de inclusão”. E por mais de um motivo. Explico. Há tempos, Ideia Sustentável vinha ensaiando trazer o universo das pequenas e médias empresas para suas páginas – inclusive a pedido dos leitores. Não raro, no entanto, ouvíamos o velho chavão de que “sustentabilidade é assunto para as grandes”.

De fato, poucas eram as ações – e menos ainda os investimentos – no campo da sustentabilidade das chamadas PMEs, embora quase 8 em cada 10 empregos formais do país estejam nas empresas desse porte. Mas isso foi antes. Hoje, não há como dizer que se trata apenas de conversa “de gente grande”. Não, não vai aqui nenhum tipo de preconceito!

Fato é que, seja por integrar a cadeia de fornecimento das grandes corporações seja por enxergar as imensas oportunidades nascidas a partir de uma economia mais verde, pequenas, médias e até microempresas não podem mais se fazer de rogadas. Cada vez mais, elas buscam aprender e colocar em prática os princípios da gestão sustentável. Exemplos, aliás, não faltam na primeira reportagem especial desta edição.

Iniciativas como o Programa Franchising de Baixo Carbono – no setor de franquias –, o Centro Sebrae de Sustentabilidade ou ainda o convênio entre SESI e BID para aumentar a competitividade das empresas por meio de práticas mais sustentáveis provam que o assunto realmente tem sido levado a sério pelas PMEs.

E se as pequenas e médias não querem ficar de fora do guarda-chuva da sustentabilidade, as grandes, neste momento, só pensam em “estar dentro” do guarda-sol da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, em junho, no Rio de Janeiro – sob os braços abertos e a bênção do Cristo Redentor.

Eis, portanto, o segundo argumento desta edição da inclusão. Com os refletores todos voltados para o Brasil, vinte anos depois da emblemática ECO-92, é impossível não querer estar incluído dentro dessa!

Como, no entanto, poderiam as empresas participar e influenciar  decisões tomadas por diplomatas praticamente a portas fechadas, pouco acostumados – diga-se de passagem – àquilo que as empresas chamam de diálogos com stakeholders? Diante dessa pergunta, o artigo do urbanista José Luiz Alquéres soa como um alento. E um chamamento.

Mais do que partilhar algum protagonismo com instituições de governos e sociedade civil – estas, sim, com papéis aparentemente mais claros e definidos de atuação na Rio+20 -, Ideia Sustentável buscou, no entanto, ouvir o que as grandes corporações esperam da Conferência. E como estão – ou não – se articulando. O resultado pode ser conferido na segunda reportagem especial desta edição.

E já que quando se fala de inclusão pensa-se em diversidade, esta edição inclusiva de Ideia Sustentável traz ainda uma variedade de reflexões sobre a relação do ser humano com o planeta, que vão da cultura Maia à Teoria Integral do pensador Ken Wilber. E – claro – não poderia deixar de fora o balanço dos “incluídos” na Plataforma Liderança Sustentável, em 2011, projeto idealizado pelo consultor e publisher desta revista, Ricardo Voltolini.

Portanto, caro leitor, inclua-se dentro desta! E boa leitura!

Cláudia Piche é diretora de Conteúdos da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade e editora-chefe da revista homônima.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?